
Quem não se lembra daquela criança curiosa com mais ou menos 5 anos de idade: “Por que isso? Por que aquilo? Mas por quê?”
E quantas vezes nós adultos ‘matamos’ essa essência questionadora?! Sim! Exatamente isso! Talvez por falta de conhecimento ou de paciência, cortamos a espontaneidade de uma criança que poderia tornar-se um adulto criativo.
Infelizmente não temos como voltar no tempo, mas temos como, a partir de agora, repensar nossos conceitos. É um direito nosso, por exemplo, questionar sobre as dúvidas que temos na profissão. E este é o principal objetivo deste artigo: instigar a sua curiosidade.
Você, corretor de imóveis, conhece seus direitos e deveres? Sabe que existe um código de ética? Costuma entrar no site do conselho federal (COFECI) ou do conselho estadual (CRECI)? Conhece as regras, o que pode e o que não pode fazer?
Você acompanha as licitações? Acompanha o portal da transparência? Sabe o destino das anuidades que você paga? Antes de questionar o valor da anuidade, você procura saber o que é feito com o dinheiro arrecadado?
Talvez seja muito mais cômodo calar, não é mesmo? Mas isso prejudica a nossa categoria e por várias razões. A falta de informação nos torna frágeis e inseguros; nos torna limitados, pois, se eu não questiono, eu não fico sabendo e, dessa forma, eu posso cometer equívocos e até mesmo ‘passar vergonha’ diante de uma conversa mais formal.
A escolha é sua: QUESTIONAR OU CALAR?
Lembrando que vivemos em uma democracia, é um direito de todos questionar e entender o que acontece dentro dos nossos conselhos e sindicatos, para que assim possamos trabalhar em conjunto.
Portanto, cumpra seus deveres, mas cobre seus direitos. E para que isso ocorra você precisa ler, estudar, se informar!! Afinal, o conhecimento liberta!
Fica a dica para leitura e estudo:
https://www.cofeci.gov.br/codigo-de-etica
https://www.cofeci.gov.br/fiscalizacao
https://www.cofeci.gov.br/transparenciaeprestacaodecontas
Acompanhe também o site do CRECI do seu Estado.
Silmara Gottardi
A busca do conhecimento é necessário para nós mantermos onde estamos e projetar a um futuro melhor.
Saber falar e ouvir faz parte do processo.
Não espere pela sorte, faça suas próprias buscas que a sorte virá quando você menos esperar.
CurtirCurtir
Bom dia Silmara!
Muito boa a sua postagem!
Infelizmente, a maioria de nós, deixamos a essência das interrogações. Não podemos nos calar, todos nós temos direitos e deveres.
CurtirCurtir
Silmara, bom dia!
Quem cala consente. Simples assim.
A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação – LAI, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia, Rogério. Exatamente! Nós temos uma Lei e não a utilizamos, sendo que é um direito de todos solicitar esclarecimentos. Como você mesmo citou, é LEI! Obrigada pelo comentário e esclarecimento sobre a Lei.
CurtirCurtir
Olá Silmara, certíssima! Pessoas inteligentes são questinadoras. Forte abraço para vc e família, fiquem com Deus.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Questionadoras*
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim, porque ao questionar não se conforma com o que é imposto, mas significa que tem conhecimento e exige saber o que está acontecendo. Grande abraço!
CurtirCurtir
Bom dia Silmara !
Tudo bem com você e sua família ?
Muito boa a sua postagem !
Infelizmente, a maioria de nós, deixa a essência das interrogações. E isso, muitas vezes nos deixam alheios a muitos assuntos importantes.
* Antônio Júnior / Recife – PE.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Estamos bem e vc? Muito obrigada! Realmente temos que questionar para entendermos melhor a situação! Abraço!
CurtirCurtir
Parabéns 👏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!
CurtirCurtir