
Assim que o orçamento é aprovado, eu já agendo a vistoria. A agilidade faz com que o trabalho flua melhor. Nem sempre isso é possível, porque em alguns casos há moradores no imóvel ou, se for imóvel comercial, tenho que respeitar o horário de trabalho.
Sempre procuro organizar com o solicitante da avaliação como proceder para que o trabalho seja feito da melhor forma possível.
E não foi diferente nesta avaliação de imóvel para a qual fui contratada. Eu já sabia de antemão as características gerais do imóvel: um terreno plano, de esquina, todo murado e sem edificações. Ninguém me acompanhou. Chegando lá, comecei a observar os melhores ângulos para fazer as fotos.
Quando o cliente não acompanha o Perito, torna-se um pouco mais delicado, pois as pessoas são curiosas e ficam olhando para tentar entender o motivo de alguém ‘do nada’ estar ali fotografando aquele lugar.
Eu procurei ser o mais discreta possível, desci do carro e caminhei pelas ruas no entorno do terreno, fiz fotos amplas e mais focadas no imóvel. Na realidade, ao redor, pois o terreno era todo cercado por um muro bem alto.
Consegui encontrar uma fresta pelo muro numa das laterais do terreno. Então, com muito cuidado, segurei o celular, que mal cabia na fresta, e tirei algumas fotos. Minha preocupação era não deixar cair o celular, pois não teria como pegar.
Fui para a outra rua. O sol forte dificultava um pouco o trabalho, mas eu precisava me esforçar para captar todos detalhes possíveis daquele terreno e também para conseguir boas fotos.
Havia um portão de madeira na outra parte do terreno, mas com corrente e cadeado, sem condições de entrar. Como o muro era muito alto, eu não conseguia ver o terreno, mas esticava os braços para assim tirar as fotos. Na parte interna só havia uma vegetação rasteira com algumas árvores, isso foi o que pude observar olhando as fotos.
Caminhei mais um pouco e fiz mais algumas fotos das ruas e das placas de rua dos arredores. Foi então que, tendo finalizado meu trabalho por ali, indo em direção ao carro, percebi que a minha presença tinha chamado a atenção de vizinhos curiosos, que me observavam de longe.
Dirigi um tempo pela região para coletar as amostras e depois fui embora. Essa é uma parte importante do trabalho das avaliações. Porém, é preciso frisar isto: a vistoria é somente uma das partes da avaliação imobiliária.
E um bom Perito sabe que, embora os muros sejam altos e os obstáculos difíceis de transpor, o trabalho das avaliações de imóveis exige tempo, cuidado e dedicação. Não existe facilidade e muito menos trabalho rápido.
Porque toda avaliação tem o seu passo a passo, não há como atropelar o serviço. Se alguém oferecer por aí trabalho rápido e fácil tenha certeza de que não será uma avaliação, mas só um papel assinado com um número.
Silmara Gottardi