Erros comuns nas avaliações imobiliárias

Diante de tantas informações é muito comum nos depararmos com conceitos distorcidos e até bem equivocados sobre as avaliações imobiliárias.

Para que possamos ter discernimento do que é certo ou errado ou ainda o que é coerente e o que não é, o ideal é ter bom senso para aprofundar a leitura, fazer pesquisas constantes e ter o máximo cuidado para não cairmos na superficialidade do conteúdo e praticar algo de forma errada.

Vamos focar em alguns erros bem comuns do dia a dia do trabalho das avaliações de imóveis.

O primeiro deles é dizer que fazer avaliação é algo fácil. Quem diz isso é porque realmente não sabe fazer uma avaliação, porque não existe avaliação fácil, todo trabalho exige cuidado e dedicação, alguns mais complexos, outros menos complexos, mas NUNCA FÁCIL!

O segundo erro é dizer que fazer avaliação é rápido, isso não existe! O profissional que afirma fazer uma avaliação em algumas horas ou pior ainda, em minutos, não sabe o que é uma avaliação de imóveis, pois envolve pesquisa, vistoria, cálculos, dados, leitura, diagramação e outras questões que demanda tempo.

O terceiro erro é o profissional afirmar que não precisa fazer vistoria no imóvel avaliando. Isso prova o quanto há falta de conhecimento, pois toda avaliação imobiliária exige a vistoria, é preciso conhecer o imóvel, a região, saber o que se está avaliando de forma clara, e sem a vistoria o trabalho fica prejudicado.

Quando não há possibilidade de entrar no imóvel, a vistoria é feita da parte externa, mas nunca o profissional deixa de fazer essa parte importantíssima do trabalho. A vistoria é fundamental para o bom trabalho!

O quarto erro é aceitar fazer a avaliação seguindo as ordens do cliente, aceitando o valor estabelecido por ele. Isso é inadmissível! Jamais o perito avaliador deve fazer seu trabalho condicionado ao valor já determinado do imóvel. Além de ser algo antiprofissional, é também um passo para jogar seu nome no lixo, pois está se sujeitando a fazer um trabalho nada correto, e se comprometendo com a veracidade.

Toda atenção e cuidado no trabalho das avaliações imobiliárias. Mostramos alguns erros que não podem acontecer no trabalho do perito avaliador.

Nos acompanhem, teremos mais conteúdos relevantes nas próximas publicações!

Silmara Gottardi

Artigo publicado originalmente na minha coluna em tudoimoveis.com gentilmente cedido por Grasiela Gaspar.

2 comentários em “Erros comuns nas avaliações imobiliárias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s