A difícil decisão de avaliar um imóvel – Parte II

Eu e o meu parceiro de trabalho conversamos muito e analisamos toda a estrutura do imóvel para a partir daí definirmos como fazer o laudo e que método utilizar.

Foram alguns dias de estudo, pesquisas e também analisando cada detalhe para que as amostras fossem as mais semelhantes possíveis. Essa parte das pesquisas das amostras foi a parte mais complexa, pois como o imóvel era bem diferente dos demais da região, inclusive a metragem do terreno, tivemos que observar tudo com bastante paciência e muito empenho para conseguirmos formar a tabela.

Por essas e outras razões que nós, peritos avaliadores, não conseguimos entender como alguns por aí insistem em dizer que avaliação de imóveis é fácil e algo rápido de se fazer. Realmente não tem lógica, provavelmente quem insiste em dizer isso não sabe fazer ou nunca fez uma avaliação, ou algum outro motivo que desconheço.

Mas, enfim, continuando sobre a avaliação do imóvel já citado, vale lembrar que foram dias empenhados para concluirmos o trabalho.

Meu parceiro de trabalho e eu trocávamos informações, coletávamos material e assim fomos construindo o laudo. Selecionamos as fotos e, como era um lugar muito amplo e bonito, foi bem difícil escolher as melhores fotos. Mas no laudo é preciso usar as fotos com os melhores ângulos, ali o que importa é mostrar cada detalhe do imóvel.

Depois de alguns dias conseguimos concluir o trabalho. Esse momento é mágico, porque o perito se depara com um orçamento, depois a aprovação, a vistoria e enfim a elaboração do laudo. Isso tudo é como construir algo do zero e o mais fascinante das avaliações imobiliárias é exatamente o perito ser responsável por um trabalho tão especial.

No dia combinado entregamos o laudo e assim tivemos mais um cliente satisfeito. Cada novo trabalho é um novo desafio. E meu desejo é que possamos permanecer nessa sintonia de querer fazer sempre o melhor!!

O cliente aprovou o nosso trabalho, tanto que alguns meses depois ele voltou a nos procurar para fazermos um novo trabalho, dessa vez para avaliar um imóvel muito maior. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Sem esquecer que o processo de estudo e aprendizado é contínuo.

Até a próxima!

Silmara Gottardi

Confira a primeira parte dessa história aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s