A edificação que resistiu ao tempo – avaliação de imóveis

Depois de alguns anos de trabalho no mercado das avaliações de imóveis e com centenas de laudos produzidos, ouso dizer sem medo que cada avaliação realmente é diferente uma da outra.

Quando um cliente nos liga é aquela expectativa: “E agora? Para que tipo de imóvel farei o orçamento? De imediato são solicitados o endereço, a documentação e o maior número de dados possíveis.

Foi assim num dia em que eu estava no escritório com meu colega de trabalho Luca. Ele recebeu a ligação de um cliente pedindo um orçamento. Em seguida nos enviou o que foi solicitado.

Analisamos tudo e Luca já enviou um orçamento. O cliente ficou de pensar. Isso é comum, pois alguns ligam para vários corretores de imóveis solicitando orçamento.

Alguns dias depois, nosso orçamento foi aprovado. Imediatamente, agendamos a visita. No dia marcado, nos deslocamos até o imóvel, era um bairro retirado da cidade, um amplo terreno com vegetação rasteira e muitas árvores, também havia uma edificação em ruínas, os danos causados pelo desgaste do tempo e pelo abandono do lugar.

O que mais nos surpreendeu foi o forno de tijolos que ainda resistia ao tempo. Eu e Luca paramos por um instante e sem pronunciar uma única palavra viajamos no tempo com nossas lembranças da época de infância.

Eu quebrei o silêncio:

— Cheguei a sentir o cheiro dos pães assados pela minha mãe e minhas avós.

Em segundos, senti saudade daquela época e de quantas vezes acompanhei as fornadas de pão e todo o processo para assar: a lenha certa, as folhas de bananeira para não queimar, a temperatura com a maior precisão possível, para que os pães ficassem bem assados, o cuidado com a brasa.

Luca teve as mesmas lembranças. E ali por alguns minutos dezenas de histórias vieram à nossa mente.

Sempre que saíamos para fazer uma vistoria havia uma surpresa. O trabalho se torna muito mais que a racionalidade das fotos, das anotações, dos cálculos e de um documento. O trabalho nos faz sentir saudade, motivação, lembranças, nos mantém vivos e cheios de vontade de recomeçar a cada dia.

Porque eu sei que amanhã eu terei um novo trabalho e uma nova história.

Eu e Luca fizemos toda a vistoria e voltamos ao escritório, pois ali era só uma parte do trabalho envolvendo as avaliações imobiliárias.

Silmara Gottardi

Um comentário em “A edificação que resistiu ao tempo – avaliação de imóveis

  1. Silmara , boa tarde. Tudo certo?

    Tenho acompanhado seus trabalhos (não todos em função do tempo)

    Estou cadastrado no TJSP e TRF 3 como perito judicial avaliador desde setembro de 2018. Até hoje só recebi uma indicação no Fórum Federal de Guarulhos-SP, porém a parte declinou em alguns tópicos e a avaliação foi cancelada. Quanto a empresas privadas, cheguei elaborar por volta de 20 PTAM’s. Só que desde há muito tempo não consigo qualquer indicação judicial nem particular ou assistente técnico.

    Saí de São Paulo e estou morando em Valinhos, região de Campinas

    Caso surja alguma oportunidade de avaliar imóvel e que Você entenda não ser bem o seu foco em função de características ou localização, agradeço se puder me indicar para esse trabalho.

    Você está sempre em destaque e eventual indicação poderemos ser parceiros.

    Agradeço pela atenção e desejo boa sorte pra Você.

    At. Roberto dos Santos CRECI-SP 54.780 CEL. 11-9.9488.0201

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s