Ética nas avaliações de imóveis

Muito se fala em ética profissional, mas pouco se faz! Se procurarmos o significado, é algo simples:

“O termo representa as normas e condutas que regem a atuação dos profissionais. A palavra ética tem origem grega (ethos) e significa ‘caráter’. O seu estudo se relaciona com o comportamento humano dentro da sociedade em que está estabelecido”[1].

Cada profissão tem seu código de ética[2], não é diferente com a profissão de corretor de imóveis. Porém, quando a pessoa tem a índole voltada para o mal, fica bem difícil. Tenho ouvido relatos de colegas que vivenciaram situações tristes, tendo sido traídos pelos colegas de trabalho. Firmam uma parceria e depois não cumprem com a palavra.

Nós Peritos Avaliadores precisamos ter todo o cuidado possível para manter a ética em relação aos nossos colegas e clientes. Além de uma obrigação legal essa é fundamentalmente uma obrigação moral.

A melhor maneira de saber se você está sendo ético com seus parceiros de trabalho é se perguntar: Eu gostaria de ser tratado como trato meu colega? Se eu combino a divisão de honorários e depois quero tirar vantagem em cima do meu colega, isso é certo?

Se eu vejo a placa de uma imobiliária ou de um corretor num imóvel, vou ligar para o contato da placa ou vou falar direto com o proprietário? Isso chega a ser ridículo, mas infelizmente acontece. É muito triste!

O respeito para com o outro exige esforço diário. Quando você faz uma avaliação, o trabalho é entre você e o cliente, nada de sair divulgando e expondo quem confiou em você. Sigilo é fundamental, pois o cliente está depositando toda a confiança no profissional contratado, com informações que só o Perito precisa saber. Você fez um juramento[3] no dia em que se tornou corretor de imóveis, lembra-se?

Mantenha a mente voltada para fazer o bem. Sempre faça o bem, coloque-se no lugar do outro. Assim você dormirá com a consciência tranquila. Pois o único dinheiro que é abençoado e tem sentido na vida é aquele que você recebe sabendo que não prejudicou ninguém, caso contrário, tudo é em vão.

Silmara Gottardi


[1] EDUCAMAISBRASIL. O que é ética profissional e por que ela é importante para a sua carreira? Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/o-que-e-etica-profissional-e-por-que-ela-e-importante-para-a-sua-carreira. Acesso em out. de 2020.

[2] COFECI-CRECI. Código de Ética Profissional dos Corretores de Imóveis. Disponível em: https://www.cofeci.gov.br/codigo-de-etica. Acesso em out. de 2020.

[3] SILMARAGOTTARDI. Juramento do Corretor de Imóveis. Disponível em: https://silmaragottardi.com/juramento/. Acesso em out. de 2020.

6 comentários em “Ética nas avaliações de imóveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s