
Chega a ser um assunto polêmico, porque existe sempre a dúvida de quem é o profissional que pode avaliar um imóvel. As avaliações são atribuídas aos corretores de imóveis, engenheiros, arquitetos e oficiais de justiça e dizer que um ou outro é mais capacitado seria um julgamento precipitado. Pois então, quem se pode dizer que seja a pessoa ideal para fazer esse trabalho?
Assim como ocorre com outras profissões, a pessoa indicada é a que se compromete com o serviço. É aquela que desde o início passa segurança no seu trabalho, a que dispensa tempo e atenção ao cliente. Pois o bom profissional enxerga muito além do dinheiro que receberá ao final do seu trabalho, o bom profissional preocupa-se em entregar um serviço completo.
Para avaliar um imóvel é preciso ter um olhar técnico, com uma pitada de emoção. Além de entender de tabelas, cálculos e conhecer o mercado imobiliário, o profissional, chamado ‘perito avaliador’, precisa ter sutileza, respeito, cuidado ao falar, delicadeza ao explicar para o cliente o real valor de um imóvel.
E o que é avaliar um imóvel?
Avaliar é determinar o valor, a importância de alguma coisa, compreender, apreciar, conhecer o seu valor. Dentro do mercado imobiliário, quando se fala em ‘avaliar’, significa que se deve chegar a um preço justo de mercado para um determinado imóvel.
Ter formação e competência
Para ser um profissional da área de avaliação de imóveis, é preciso estudar. Além de ter a formação direcionada, é fundamental a busca contínua pelo conhecimento; se estacionar, não consegue acompanhar a evolução.
Se alguém contrata os serviços de um perito é porque esse tem competência técnica para tal trabalho, estudou para isso. É seu dever buscar sempre o conhecimento para que tenha sempre mais segurança na hora de fazer uma avaliação.
O trabalho de perito avaliador é ainda um pouco desconhecido, porém de fundamental importância para o mercado imobiliário. Ele está ali para dar o melhor ao cliente, buscando sempre a excelência em seu trabalho, com seriedade e responsabilidade.
Em uma negociação, seja venda ou locação, é essencial que o imóvel esteja muito bem avaliado para que seja negociado por um valor justo. Seria prejuízo para o proprietário se o imóvel fosse avaliado abaixo do valor de mercado. Por outro lado, se for avaliado acima do valor real, o imóvel ficará ‘na prateleira’ e não se obterá o resultado pretendido.
Aí é que entra o papel do perito avaliador. Ele fará uma avaliação criteriosa para chegar ao valor justo. Seu compromisso é pesquisar, estudar, argumentar com embasamento o valor encontrado. E cada avaliação é diferente: não existe ‘ctrl c + ctrl v’ nas avaliações de imóveis.
Desejo que todos nós busquemos incansavelmente o conhecimento, para que sejamos indicados não pelo menor preço, mas pela competência e excelência em nosso trabalho!
Silmara Gottardi
Eu que agradeço, Jorge! Sucesso pra você!
CurtirCurtir
Ótimo e estimulador o texto. Muito obrigado por compartilhar.
CurtirCurtido por 1 pessoa