7 itens para uma vistoria imobiliária de sucesso

Independentemente do tipo de imóvel, uma avaliação imobiliária passa por diversas etapas com as quais o perito avaliador deve se preocupar. Começa com o primeiro contato com o cliente, por telefone, e-mail ou outro recurso e também com o contato judicial, quando o perito é nomeado.

Depois vem a parte do reconhecimento sobre o imóvel a ser avaliado e o valor a ser requerido. Mas este assunto será detalhado em um próximo artigo, no qual falarei inclusive em como proceder no caso de avaliações particulares e judiciais.

Agora quero falar sobre algo que aparentemente parece óbvio, porém é de extrema importância e necessidade: os materiais necessários para a vistoria. Às vezes na correria, acabamos deixando passar despercebida essa questão, o que pode prejudicar a avaliação principalmente na hora de produzir o laudo.

Por isso, listo abaixo 7 itens básicos que você sempre deve levar consigo. Com esses equipamentos, sua vistoria será um sucesso e você demonstrará que é organizado e prevenido:

  1. máquina fotográfica ou celular (item essencial);
  2. caderno, bloco de anotação ou folhas com prancheta;
  3. canetas;
  4. fita métrica (para medir o imóvel, caso precise);
  5. guarda-chuva (se o imóvel for externo, você terá como proteger seu material de trabalho das intempéries);
  6. calçado apropriado (caso o imóvel seja rural principalmente);
  7. roupa apropriada.

Esses são itens básicos para você fazer uma vistoria e um laudo com qualidade. Outros itens que você achar importantes podem ser acrescidos. Faça boas fotos; fotografe bastante e depois selecione as melhores fotos. Além disso, anote todos os detalhes do imóvel para poder fazer uma descrição completa.

Não só demonstre ao cliente que você é um bom profissional, seja um expert. Faça uma boa vistoria usando todos os recursos possíveis, quanto mais informação melhor, quanto mais cuidado melhor. Você é o profissional , você tem que usar os recursos para que nada atrapalhe sua visita ao imóvel.

E além de todos esses materiais, leve especialmente paciência, alegria e entusiasmo. Não importa se está chovendo ou se está um sol ‘de rachar’, o cliente merece sua atenção e seu respeito, afinal ele confia no seu trabalho como perito. Ele está pagando pelo serviço e nós, que escolhemos essa profissão, temos o dever de dar o nosso melhor.

Silmara Gottardi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s