A sensibilidade do perito nas avaliações imobiliárias

Embora tenhamos que trabalhar com a objetividade no momento de avaliar um imóvel é impossível deixarmos de lado a subjetividade, não é mesmo? Mas o que isso significa?

Significa que nós Peritos Avaliadores de Imóveis temos que ter sensibilidade e mantermos o equilíbrio no nosso trabalho. A objetividade é essencial: amostras, pesquisas, cálculos, argumentações, tudo isso é fundamental e necessário para que o valor do imóvel seja o mais próximo possível da realidade do mercado imobiliário.

É importante coletar amostras semelhantes e atualizadas e que possam oferecer parâmetros na média para que os cálculos sejam os mais exatos possíveis. O Perito não pode ‘criar’ amostras e informações, não pode ‘achar’ isso ou aquilo. As informações devem ser precisas e embasadas. Porém nós Peritos Avaliadores não podemos nos deter somente nessa questão objetiva.

A subjetividade é parte importante e deve estar presente nas avaliações durante todo processo do trabalho. Afinal, fazer uma avaliação é algo que vai muito além, começa no primeiro contato com o cliente, na maneira como é feito o atendimento, com respeito, na forma de passar o orçamento, a seriedade na conversa e no saber compreender o que o cliente tem a dizer. Depois da aprovação, o Perito precisa agendar a vistoria, ir até o local. Ou seja, obrigatoriamente, o Perito precisa conhecer in loco o imóvel avaliando.

Nesse momento, o olhar e a sensibilidade são essenciais para perceber tudo o que envolve o imóvel. Saber ouvir o cliente também faz parte do trabalho. Muitas vezes, é necessário passar horas conversando, mais ouvindo do que falando. Entenda que o cliente confia em você, ele quer o melhor trabalho e também quer ser ouvido; reserve esse tempo para ele, respeite a conversa, procure ser paciente.

É fato que uma ferramenta nunca substituirá o trabalho humano, impossível uma máquina ter a sensibilidade e entender os detalhes numa avaliação imobiliária. A ferramenta pode auxiliar, mas nunca irá substituir você, Perito Avaliador. Portanto, seja sempre transparente no trabalho, estude, se prepare e mantenha o equilíbrio entre a objetividade e a subjetividade para que seu trabalho seja o melhor possível.

Silmara Gottardi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s