Avaliação de Imóveis – um mundo a descobrir

O trabalho nas avaliações de imóveis é um nicho dentro do mercado imobiliário ainda pouco explorado. Muitos corretores de imóveis passam anos e anos trabalhando com vendas e locações, porém nunca fazem avaliação, por falta de interesse, falta de oportunidade ou talvez por falta de conhecimento.

Nós corretores de imóveis somos amparados por Lei e podemos fazer avaliação de imóveis judiciais e extrajudiciais. A Lei nº 6.530/78, no art. 3º, prevê: Compete ao Corretor de Imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

Esse “opinar” nos ampara e nos regula para trabalharmos com as avaliações de imóveis. Além disso, depois de alguns anos de trabalho e empenho, conquistamos o CNAICadastro Nacional dos Avaliadores Imobiliários. Em 2007, foi criada a Resolução 1066/07, e isso nos proporcionou ainda mais credibilidade para trabalharmos com as avaliações de imóveis.

Muitos clientes exigem que o corretor seja inscrito no CNAI, isso porque para se inscrever nesse cadastro é preciso ter o curso de Negócios Imobiliários ou fazer um curso autorizado pelo COFECI, o qual habilita a inscrição no CNAI. Nesse contexto, podemos entender que o corretor de imóveis detém um conhecimento maior, pois estudou para se qualificar e atingir esta competência.

Algo que precisa ficar bem claro: não é obrigatório ter o CNAI para trabalhar com as avaliações, mas é necessário. Aliás é importante estar sempre estudando, se aprimorando e buscando o conhecimento. Profissional que para no tempo acaba sendo atropelado, pois o mundo está em contínua transformação e com o mercado imobiliário é a mesma coisa. Então, estude, leia, vá atrás de aperfeiçoamento. E esteja ciente de que um dos nichos mais rentáveis dentro do mercado imobiliário é o das avaliações de imóveis.

Esse é um mundo sem rotina: você faz o seu horário, você escolhe onde quer trabalhar, inclusive você pode atuar com as avaliações em qualquer lugar do país. Ser um perito avaliador exige tempo, dedicação, comprometimento e muita responsabilidade, porque você está diante de um cliente que confia o bem imóvel em suas mãos, para que seja avaliado da melhor forma possível. Isso requer muito cuidado.

Quer saber mais sobre este nicho do mercado imobiliário? Então, continue aqui! Acompanhe as publicações! Sempre trago novidades e dicas sobre as avaliações imobiliárias, as responsabilidades, as histórias, as curiosidades, o caminho para esse mercado de trabalho, e também sobre a luta para mantermos o nível elevado do nosso trabalho.

Aguardo você na próxima publicação! Até lá!

Silmara Gottardi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s