Aplicativos tentam confundir pesquisa com avaliação de imóveis

O Corretor de Imóveis é o único profissional que pode intermediar a venda ou a locação de imóveis de terceiros. Ele também pode realizar avaliações imobiliárias no âmbito mercadológico, ou seja, quando a finalidade da avaliação é constatar o valor de mercado para venda ou aluguel de um imóvel. 

Essas atribuições lhe são conferidas pela lei federal n° 6530/1978, que regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis.

Ocorre que alguns sites estão oferecendo gratuitamente, no intuito de captar imóveis ou por alguns poucos reais, serviços que denominam equivocadamente de ‘avaliação’, mas que não passam de simples pesquisa, desprovida de qualquer valor jurídico. Uma avaliação deve atender às disposições da Resolução – COFECI n° 1066/2007, da NBR 14.653 e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Tentar realizar o trabalho pertinente ao Corretor de Imóveis seja da forma que for, inclusive por meio de aplicativos, pode ser caracterizado como exercício ilegal da profissão, portanto ilícito. 

Lamentavelmente, enquanto tantos profissionais lutam pela valorização da boa imagem da profissão e pela justa remuneração do Corretor de Imóveis; enquanto tantos colegas estudam as boas práticas e as melhores técnicas para a realização criteriosa dos seus trabalhos de avaliação; enquanto o COFECI, que criou o Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), vem buscando abrir novas oportunidades para os corretores, inclusive perante os bancos; vez por outra aparecem esses aplicativos absurdos. 

Está totalmente equivocado o proprietário que acha que ‘avaliar’ o seu imóvel por intermédio de um portal, por exemplo, seja gratuitamente ou pagando alguns trocados, é a mesma coisa e tem o mesmo efeito e valor jurídico de uma avaliação realizada por um Corretor de Imóveis perito avaliador. 

Aliás, o valor de um parecer ou laudo de avaliação é baseado, especialmente, na sua fundamentação e na credibilidade do Avaliador.

Frederico Mendonça

Professor, perito avaliador, advogado, empresário imobiliário

4 comentários em “Aplicativos tentam confundir pesquisa com avaliação de imóveis

  1. O trabalho técnico de valoração de mercado de um imóvel é de muita relevância. Os proprietários devem ficar atentos para não embarcarem no obscuro e fácil caminho do “achismo” desses aplicativos. E nós Corretores temos o dever de combater essa prática ilegal.

    Curtir

  2. A cada dia o corretor de imóveis ele é um profissional habilitado a fazer uma avaliação ou laudo técnico de um determinado imóvel por vivenciar todos os dias o mercado de imóveis, hj investimos muito com cursos e estudos para tal mas com a picaretagem de pessoas inescrupolosos fica muito difícil a convivência de um profissional a competir com uma concorrência desleal onde milhares de proprietário entregam seu imóveis ao risco de prejuízo ou talvez até a perca de seus bens.

    Curtir

  3. Por isso temos que combater esses canalhas. Nossa melhor arma é fazer um bom trabalho e ser muito profissional, assim faremos a diferença e seremos contratados pelo nosso profissionalismo e não pelo preço. Abraço!

    Curtir

  4. Concordo plenamente com o ótimo texto desta publicação.
    Lamentavelmente, as proprietárias de tais aplicativos ou prestadoras desses serviços para seus clientes, tudo podem e nada ocorrem com elas.
    Acho muito injusto gastarmos tanto esforço, tanto tempo e dinheiro na qualificação e vir empresas que ambiciosas menosprezar o trabalho de todos nós.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s