
Sem dúvida, um dos pontos mais positivos do trabalho com avaliação de imóveis é o ‘novo’. A cada dia uma situação diferente, um acontecimento inédito. Isso torna o serviço sem rotina e acaba criando expectativas, porque não sabemos quem vamos encontrar ou o que nos espera.
Mas como todo trabalho, e também como acontece na nossa vida, nem sempre as coisas saem como almejamos. Temos que estar preparados para os contratempos.
Certo dia, eu e Luca fomos fazer uma vistoria numa cidadezinha do litoral, era um terreno a três quadras do mar, terreno pequeno contendo uma casa bem simples, construção mista (alvenaria/madeira). Havia algumas árvores na parte interna do terreno, o local era todo murado e tinha portões de madeira.
Fizemos todas as fotos necessárias na parte externa e interna do imóvel, depois fotografamos a rua. Terminada essa parte, fomos à procura de amostras, andamos pelas ruas próximas ao imóvel avaliando as possibilidades.
Finalizando a vistoria e as pesquisas, era hora de retornar. Mas antes de ‘pegarmos’ a estrada, afinal seriam quase duas horas de viagem, paramos para comer alguma coisa. Nesse momento, algo muito desagradável aconteceu: Luca abriu a porta do carro e, numa questão de segundos, sem tempo para segurar, seu celular caiu no chão.
Foi tudo muito rápido; estávamos num local com paralelepípedo, o estrago foi imediato. Era nítida a frustração de Luca e eu nem sabia o que dizer, o celular nem ligou mais.
Nesse momento, o que dizer? Estávamos ali diante de um trabalho, a responsabilidade com o cliente e, depois de tudo pronto, na hora de voltarmos para casa, acontece algo tão inesperado. Mas são os contratempos do cotidiano, não havia como mudar a situação.
Ao mesmo tempo em que era explícito o olhar aborrecido, Luca levantou a cabeça e disse: “Tudo bem! Era só um celular, está tudo bem conosco. Só quebrei o celular e nada mais. Vamos comer e seguir viagem.”.
Essa é uma grande virtude que sempre admirei em Luca, pensar no lado bom e não se deixar abater por nada. Por mais problemas que possamos enfrentar e coisas desagradáveis que aconteçam, temos que levantar a cabeça e continuar.
Silmara Gottardi