A subjetividade nas avaliações de imóveis

A subjetividade diz respeito ao sentimento de cada pessoa, como sua opinião sobre determinado assunto. Muda de acordo com o gosto pessoal, por exemplo, cada um possui o seu critério, e isso é algo subjetivo. O subjetivo pode variar – inclusive de valor –, de acordo com a interpretação, os hábitos, as crenças, as experiências e histórias de vida do indivíduo, de uma comunidade ou de um povo.

Pois bem, como cada imóvel é único, podem existir circunstâncias que o envolvam e aspectos subjetivos inerentes, que influenciem de maneira importante no seu valor.

E vários são os exemplos: um projeto arquitetônico encantador; a localização ‘naquele’ trecho da avenida; a casa que pertenceu a alguém famoso; o apartamento do edifício da rua de trás, que mesmo assim possui uma vista definitiva do mar; a localização comercial mais privilegiada da região; o lado mais favorável da rua a um determinado tipo de negócio; a localização no trecho que alaga do bairro; a casa de praia ao lado do bar barulhento.

Essas são algumas entre outras tantas subjetividades que muitas vezes não são passíveis de determinação ou explicação por meio de meros cálculos matemáticos.

Aliás, muitas dessas subjetividades, para serem constatadas ou mesmo explicadas, exigem experiência, sensibilidade, sentimento, percepção de mercado aguçada do avaliador. Nessa hora, por ser o profissional que lida em seu dia a dia com as demandas de mercado, o corretor de imóveis aparece com grande vantagem em face do engenheiro ou arquiteto, cujo trabalho está mais atrelado aos aspectos objetivos e cálculos.

Professor Frederico Mendonça

Professor, perito avaliador, advogado, empresário imobiliário

2 comentários em “A subjetividade nas avaliações de imóveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s