Uma espiada no mar – avaliação de imóvel no litoral

Durante o expediente no escritório, recebi a ligação de um colega de trabalho, ele estava ansioso, feliz e ao mesmo tempo preocupado, pois tinha sido chamado para fazer um orçamento para avaliar um imóvel no litoral. Como ele estava começando na área, pediu se eu aceitava uma parceria e claro que eu aceitei de imediato.

Estudei toda documentação e elaborei a proposta de honorários. Alguns dias depois, veio a resposta do cliente: tinha aceitado a proposta! Esse é um momento bem especial, pois diante da aprovação da proposta vem aquele frio na barriga, mil coisas passam pela cabeça para começar o trabalho, agendar a vistoria, juntar a documentação necessária para fazer o laudo e a vontade de fazer o melhor trabalho possível!

No dia marcado, fui bem cedinho, de ônibus, a uma outra cidade e de lá fui com meu colega até o imóvel avaliando. Era um dia um pouco frio e chuvoso; aos poucos, a chuva foi se acalmando e nós dois falando o tempo todo sobre o trabalho. Chegando no local, fizemos as fotos, anotamos as características do imóvel e andamos pela região para ‘pegar’ algumas amostras. Também fomos até o espaço público para pesquisar em jornais.

O trabalho do Perito é delicado, requer cuidados e detalhes importantes para que seja completo e para que o valor encontrado seja o mais justo possível. Por isso, toda informação é necessária; quando falamos em vistoria, não é simplesmente fotografar e ir embora, mas fazer um trabalho minucioso.

E diante da tensão e responsabilidade do trabalho, eu não poderia deixar de dar uma espiada em uma das maiores obras de Deus: o mar! Eu e meu colega conseguimos dar uma passadinha e olhar para aquela imensidão! Esse é um dos motivos pelo qual a minha profissão é maravilhosa, porque é sem rotina e eu tenho o privilégio de ir a tantos lugares, conhecer novos lugares trabalhando!

Foram 10 minutos que renovaram a alma, depois almoçamos, voltamos para a cidade do meu colega, e em seguida eu peguei o ônibus para voltar para casa, algumas horas de viagem. Ali tinha sido feita a primeira parte da avaliação, depois de todos os dados coletados, fotos feitas, observações, documentações em mãos, era hora de pensar na produção do laudo, juntar as peças do quebra cabeça.

Silmara Gottardi

3 comentários em “Uma espiada no mar – avaliação de imóvel no litoral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s