Corretor de imóveis x picareta

Neste artigo, quero mostrar a diferença entre o profissional corretor de imóveis e aquele que se diz ‘corretor de imóveis’, mas não passa de um picareta. Há uma enorme diferença entre ambos! Na verdade, são poucos os que de fato são ‘habilitados’ para atuar no ramo imobiliário. Já explico o porquê.

Há muitas pessoas que não possuem o conhecimento técnico necessário para serem corretores de imóveis. Mas, pior ainda, são os que detém o conhecimento e agem de má-fé, prejudicando clientes e colegas de profissão.

Para se tornar um corretor de imóveis, naturalmente, é preciso estudar, receber um diploma, estar certificado, credenciado! Para isso, existem escolas técnicas conceituadas. Mas, para ser um profissional de verdade, é necessário acima de tudo ser coerente, honesto, honrar sua credencial, honrar o juramento que fez no dia da cerimônia – isso vale para qualquer profissão.

Além disso, precisa trabalhar com alma e coração, respeitar os colegas de trabalho, ouvir o cliente, mantê-lo bem informado, passar segurança. E muito importante: manter sigilo nas negociações e nos valores. O profissional precisa falar de forma clara, pois muitas vezes o cliente, que está pagando para fazer aquele trabalho, é leigo no assunto.

Este é o segredo: ter a sutileza de entender e respeitar o cliente. Daí a sua importância enquanto profissional.

O corretor de imóveis que reclama por ter que atender um cliente fora do horário de expediente; por ter que buscar conhecimento; porque deixou de fechar uma venda; que não passa as informações necessárias ao cliente; que só quer tirar vantagem em cima do colega de trabalho, parceiro numa negociação; esse não é um corretor de imóveis que mereça respeito.

Esse é o que chamamos de picareta, um aproveitador, que até pode sobreviver por um tempo, mas que com certeza será autuado e/ou processado em algum momento.

Mas afinal de contas o que é um picareta? Segundo o dicionário informal, picareta é aquele indivíduo: desonesto, charlatão, vigarista, embusteiro, trapaceiro, enganador, engambelador, tapeador, ludibriador, safado, sem-vergonha, malandro, pilantra. Também é aquele que finge trabalhar ou que finge deter um conhecimento que não possui, mesmo tendo boas intenções. (www.dicionarioinformal.com.br)

O meu objetivo é mostrar a você, corretor de imóveis/perito avaliador, que ser um profissional de verdade, que trabalha incansavelmente por nossa classe, vale muito a pena. Independentemente dos ‘picaretas’ espalhados por aí, seja honesto primeiramente com você e depois com todos ao seu redor. Nós, corretores de imóveis, não trabalhamos com ‘coisas’, nós trabalhamos com sonhos, trabalhamos com pessoas, que merecem todo nosso respeito.

Nossa profissão é maravilhosa, porque somos responsáveis pela realização de muitos sonhos. Somos responsáveis diretos pelas decisões dos juízes, pois nós fazemos a avaliação de imóveis e os juízes decidem uma sentença diante da nossa argumentação. Por isso, não podemos deixar os picaretas estragarem ou ‘sujarem’ a nossa categoria.

O corretor de imóveis tem a obrigação de estar sempre buscando conhecimento, de estar preparado para atender melhor a cada dia o seu cliente e isso se torna algo prazeroso quando a profissão é exercida com amor. É fundamental gostar da profissão escolhida!

Ser corretor de imóveis é para pessoas especiais, costumo dizer que é para os fortes!

Afinal, só os fortes trabalham com expectativas, só os fortes saem de casa, muitas vezes, sem condições de pagar um almoço, mas com a perspectiva de fechar uma venda, de angariar um imóvel, de conseguir fechar uma avaliação e, mesmo não conseguindo, volta para sua casa de cabeça erguida, com fé de que o próximo dia será melhor.

O picareta é aquele que finge saber ou até sabe alguma coisa da profissão, mas não leva a sério. Participa de negociações com a única intenção de ganhar dinheiro e levar vantagem. Não se compromete com o cliente, para ele tanto faz, só quer receber sua parte e pronto. Mal termina a negociação, some com seu honorário normalmente recebido injustamente, pois não se compromete e nem se responsabiliza.

Picareta é aquele que fala mal dos colegas de profissão e deixa seu cliente ‘na mão’.

Já o corretor de imóveis sério se preocupa com seu cliente, se preocupa em buscar conhecimento. Vai atrás das informações necessárias, procura estar atualizado, mantendo contato com o Conselho do seu Estado (CRECI) e também procura saber sobre o Conselho Federal (COFECI). Faz parceria com os colegas de profissão, é humilde para pedir ajuda. Trata seu cliente com atenção e transparência.

Os corretores de imóveis devem ter muito orgulho da sua profissão. Precisam evitar e se distanciar dos picaretas. Na realidade, o ideal é denunciar quem trabalha indevidamente, para que possamos manter só os corretores que realmente são comprometidos, os que lutam pela classe e fazem da profissão um ofício limpo. Nossos clientes merecem profissionais honestos, como já disse: merecem todo nosso respeito.

Portanto, minha dica é: mantenha o foco, seja curioso, persistente, acredite no seu trabalho e o faça com dignidade. Não se corrompa, não deixe que o dinheiro ou os picaretas atrapalhem a sua carreira. Seja um profissional íntegro e dê o seu melhor.

O picareta pode ganhar dinheiro, porém o corretor de imóveis/perito avaliador, que trabalha honestamente, além de dinheiro, ganha o respeito dos demais colegas e dos clientes. Nossa profissão, assim como qualquer outro, é alavancada conforme se faz um bom trabalho. Então, que sejamos capazes de manter nossa dignidade. Porque somente teremos uma sociedade mais justa e limpa se começarmos por nós.

Silmara Gottardi

10 comentários em “Corretor de imóveis x picareta

  1. Toda a vida teve: corretor e e corretores, advogado e advogados, políticos e políticos. Cada pessoa é uma pessoa e portanto, vai atuar de acordo a seus princípios que foram dados no seu lar quando pequeno. Não adianta Diploma, faculdade ou cursos, o indivíduo já foi formado, aí vai se especializar numa profissão e vai trabalhar como ele é. Nos devemos fazer o melhor que está a nosso alcance e co doações que temos. Respeitar nossos semelhantes e JAMAIS esquecer que sempre tera alguém melhor. Humildade para reconhecer que não somos os melhores ou donos da verdade, todo dia e um dia para aprender. Deixo está frase: CONHECE-TE A TI MESMO , E PODERÁS CONHECER OS DEUSES (Platao)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentário! Isso mesmo, cada um tem o seu perfil e podemos agregar conhecimento uns aos outros, impossível chegar no limite do conhecimento. O importante é procurar fazer o melhor, da maneira correta, ser um profissional com excelência e o primeiro passo é respeitar os clientes e os colegas de trabalho. Tenha um ótimo dia!

      Curtir

  2. Muito bom, já puvi de parceiro dizer, que não sabe e não se interessa por documentos para se concretizar uma venda, e que não paga arras. Precisa mais? Vamos nos informar, trabalhar respeitando à todos, e aprendendo sempre. Sucesso.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pois é Vanilda, é uma pena que ainda tem gente que “finge” trabalhar. A busca pelo conhecimento é fundamental para ser um profissional respeitado. Obrigada pelo seu comentário e parabéns pelo seu trabalho, sei que faz com excelência!

      Curtir

  3. Concordo com tudo o que aqui foi exposto, infelizmente existem várias pessoas “disfarçadas” de corretores, que não se dão ao trabalho de ir até a casa do cliente e tirar as fotos do imóvel, insistem para que os clientes enviem as fotos e no momento da venda sabem cobrar bem a comissão.

    Esse é apenas um exemplo de como alguns despreparados ou talvez até mal intencionados prejudicam nossa imagem como corretores.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Obrigada Silmara por colocar tãoo bem essa diferença entre um profissional que somos e entre pessoas que pensam que pode fazer nosso trabalho sem punição, sem nenhum escrúpulo. Trabalhar com qualidade e o nisso dever!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s