Entrevista com Erivelton Moreira

O presidente do Sindimóveis do Espírito Santo, Erivelton Moreira, esteve em Curitiba no mês de dezembro a trabalho e eu tive a honra de recebê-lo no meu escritório. Foi uma passagem rápida, porém tivemos uma conversa muito produtiva. Falamos sobre alguns projetos para melhorar a classe dos corretores de imóveis, parcerias e ele, com toda a sua experiência, me fez a gentileza de conceder uma entrevista para o Blog. Confira!

1 – Como você ingressou no mercado imobiliário? Conte pra gente a sua história!

R. Eu comecei a trabalhar numa grande distribuidora de medicamentos, queria fazer o curso de Farmácia e trabalhar nessa área. Mas um dia essa empresa fechou as portas e eu pensei: ‘E agora, o que eu faço?’. Então surgiu a oportunidade de trabalhar em uma imobiliária, mas no administrativo. Comecei a conhecer o mercado imobiliário e me identifiquei. Em seguida fiz o TTI (Técnico em Transações Imobiliárias). Fui me encantando cada dia mais por esta profissão. Eu atuo mais em Vitória/ES, mas também em outras cidades do estado.

2 – E como você chegou na presidência do Sindimóveis?

R. Foi um “acontecer da vida”. Uma professora do TTI me convidou para atuar no Sindimóveis/ES, aceitei de imediato e fui conhecendo a função do sindicato, fui entendendo a parte burocrática. E, com o passar dos anos, acabei formando uma chapa, concorremos e ganhamos a eleição.

3 – Como você vê a profissão de corretor de imóveis?

R. Deveria ser muito mais valorizada, os órgãos competentes deveriam ser mais unidos para fortalecer a classe. Há muitos corretores que só querem ter a credencial, não se comprometem, procuram qualquer curso, sem vontade de aprender.

4 – O que poderia ser feito para melhorar a categoria?

R. Tem que começar pelo corretor de imóveis. A pessoa que faz o curso precisa entender a grande responsabilidade do seu trabalho. Ser corretor não é brincadeira, não é qualquer serviço, e os corretores precisam se conscientizar disso.

5 – Como valorizar os honorários dos corretores de imóveis?

R. Havia uma tabela, hoje não pode mais ser usada. Temos que saber cobrar, mas fazendo um bom trabalho. Se o corretor garante seu trabalho, ele tem que cobrar por isso. O valor cobrado pelo trabalho do corretor de imóveis acaba se diluindo quando ele dá total segurança, tanto para o comprador, quanto para o vendedor; ou para qualquer outro cliente, seja para a administração da locação ou para avaliação. É necessário se valorizar, mas para isso é também necessário se capacitar, estudar sempre.

6 – Um assunto que mexe muito comigo e que eu sei que você também gosta é a avaliação de imóveis. Fale um pouco sobre isso.

R. Na minha opinião é uma área maravilhosa, e um bom curso de avaliação de imóveis precisa ser presencial. Nós corretores de imóveis sabemos que somos capacitados e possuímos conhecimento suficiente para trabalhar com as avaliações imobiliárias, mas claro que o corretor precisa se qualificar, não pode parar no tempo.

7 – Qual sua mensagem para os corretores de imóveis?

R. Eu quero que haja uma conscientização dos corretores de imóveis, quero que eles acordem para não serem surpreendidos, eles precisam se informar. Muitos querem tirar os nossos direitos, mas não podemos deixar isso acontecer. Por isso, a necessidade de ter a informação do nosso lado. O corretor de imóveis precisa buscar conhecimento e entender as Leis, precisa atender bem os seus clientes e acima de tudo trabalhar com amor e responsabilidade!


Muito obrigada, Erivelton! Saiba que você faz a diferença no mercado imobiliário. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho!

Silmara Gottardi

3 comentários em “Entrevista com Erivelton Moreira

  1. Parabéns pela entrevista Dra Silmara. Muito boa as perguntas e muito boa as respostas do Presidente do SINDIMÓVEIS/ES.
    Precisamos de pessoas como ele que realmente se preocupam com a nossa profissão e principalmente com o Profissional, o Corretor de Imóveis.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns Silmara pelo Blog! Isso é de muita valia para o corretor de imóveis se conectar às informações da classe. Sempre com entrevistas interessantes! Parabéns! 👏👏👏👏

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s