Do caos à superação – desafios e conquistas no mercado imobiliário

Hoje a publicação é um artigo da corretora de imóveis Marisa Macagnan. Ela que é uma referência no mercado imobiliário e está sempre preocupada com a categoria. A Marisa mora em Maringá/PR, inclusive já tive a honra de entrevistá-la, e ela me contou, aqui no blog, como ingressou na carreira (confira a matéria).

Enfim, 2020 está findando. Sem dúvida foi o ano mais conturbado dos meus 20 anos de profissão. Iniciamos com expectativas altas, otimismo crescente, tudo parecia caminhar para o tão esperado fim da crise. Mas a natureza nos trouxe um vírus que mudou a vida no mundo todo e a nossa rotina foi alterada. As incertezas econômica, política e até científica nos deixaram ainda mais vulneráveis em meio ao caos.

O mercado imobiliário foi atingido abruptamente. As dúvidas seguraram as vendas, e a certeza de que não estávamos tendo renda como antes acertou em cheio o mercado das locações principalmente comerciais. Projetos de lei mirabolantes começaram a tramitar. O COFECI e as entidades ligadas ao mercado imobiliário foram até os parlamentares para mostrar o outro lado da locação. Argumentaram que muitas vezes há um proprietário que sobrevive desse valor vindo do aluguel e isso não estava sendo levado em consideração.

Aprendemos a nos transformar, adiantamos processos que estavam a caminho, fizemos aqui em Maringá, no Paraná, a 1ª feira digital de imóveis do sul do país, a 2ª do Brasil. Levamos as melhores oportunidades de imóveis para dentro da casa do cliente, já que não podíamos sair.

As reuniões on-line tornaram-se frequentes e nos aproximaram ainda mais. Não havia presença física, porém a troca de ideias e a solução dos problemas foram conjuntas. Além disso, fizemos diversos treinamentos, nunca houve tanto acesso ao conhecimento como neste ano de 2020.

Nós brasileiros somos um povo forte e que se reinventa. Estamos finalizando o ano com índices positivos de venda, afinal trabalhamos com um produto que se valoriza e não tem preços flutuantes, dando assim tranquilidade aos investidores. Os bancos baixaram suas taxas trazendo também os compradores de primeiro imóvel ou aqueles que viram que precisavam trocar o imóvel, assim a venda voltou a ser o carro-chefe das imobiliárias.

Sendo assim, fomos do caos à superação em alguns meses. Tivemos a oportunidade de aprender a nos valorizar, a entender que temos muito ainda a aprender e que o contato humano e o carinho da família são essenciais em nossas vidas.

Estamos preparados! Que venha 2021!

Marisa Macagnan

Corretora de imóveis de Maringá/PR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s