Corretor de Imóveis – a árvore que dá frutos

Algo intrigante vem ocorrendo, algo que me deixa inquieta. Até pouco tempo, eu me perguntava: por que isso está acontecendo? Porém, com o passar dos dias, comecei a refletir sobre as possíveis razões de toda essa movimentação ‘contra’ os corretores de imóveis.

Nossa profissão é regulamentada desde a década de 60, tendo sido atualizada na década de 70. Há um número expressivo de profissionais que se qualifica, que estuda, que se atualiza e principalmente que quer atender bem o seu cliente.

Por que então vemos ataques, aliás verdadeiros bombardeios em cima do nosso trabalho?

No início, isso me deixava profundamente incomodada, pois eram ataques com grosserias, mentiras, coisas absurdas. Pensei que talvez o motivo fosse falta de conhecimento, ignorância ou mesmo falsidade da parte de alguns profissionais.

Nós, corretores de imóveis, chegamos a ouvir até que não somos capacitados para atuar em alguns nichos dentro do mercado imobiliário. Tivemos que ‘desenhar’ e mostrar a Lei[1], a Resolução[2], o agravo do STF[3]. Tudo isso gera um desgaste, afinal, precisamos provar o que já existe há décadas, por maldade de pessoas que não se conformam com a nossa profissão.

Pois bem, diante de tudo isso, cada dia mais tenho a certeza de que nós somos ‘a árvore que dá frutos’.

Ou seja, estamos fazendo a diferença na sociedade, somos felizes, trabalhamos com liberdade, temos autonomia, ganhamos nosso dinheiro com ética e honestidade, temos competência para atuar em vários setores dentro do ramo imobiliário.

Enfim, somos reconhecidos e respeitados e isso tudo incomoda muita gente!

Os que mais nos atacam são os que mais nos invejam. Essas pessoas provavelmente gostariam de estar no nosso lugar. Mas, talvez, por falta de coragem não estão. Sim, porque para ser corretor de imóveis não basta ter um diploma e alguns cursos.

Para ser corretor de imóveis é preciso ser um profissional diferenciado. Isso significa dedicar-se, aprender sempre, ter sensibilidade, estar preparado para trabalhar nos horários e locais mais diversos.

Em contrapartida, temos liberdade, autonomia, somos bem pagos pelo serviço prestado; conhecemos pessoas, lugares, temos profundo conhecimento sobre o mercado imobiliário.

Concluindo, nós somos incansáveis colibris. Lutamos para defender a nossa classe e mostrar que temos dignidade, força e que somos indispensáveis à sociedade. Esses ataques só demonstram o quanto certas pessoas nos invejam, o quanto não suportam ver o nosso sucesso e a nossa alegria em sermos CORRETORES DE IMÓVEIS.

Silmara Gottardi


[1] Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978.

[2] Resolução – COFECI nº 1066/2007.

[3] Ato normativo 001/2011 – Supremo Tribunal Federal – agravo nº 708.474.

6 comentários em “Corretor de Imóveis – a árvore que dá frutos

  1. Belo texto.
    Escrito com muito respeito à classe e até mesmo aos que nos atacam.
    Estou à pouco tempo na profissão, aprendendo diariamente com os desafios que me são atribuídos no atendimento a cada cliente. Já colhi alguns frutos e pretendo crescer na profissão de Corretora de Imóveis com dignidade, honestidade e respeito sem deixar que nada me abale, até mesmo as críticas dos invejosos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Excelente matéria , de forma resumida colocou com muita competência a realidade da nossa categoria , somos hoje 420 mil profissionais no Brasil a 2a. maior entidade de corretores do mundo , porém , não usamos nem 10% da nossa força , talvez por falta de qualificação , o curso que a lei passou a ser obrigatório TTI só entrou em vigor em 12 de maio com a lei 6530 já está defasado , contribui também a falta de vocação por parte de grande parte dos profissionais , diferente de outras categorias quando os jovens já escolhem seu futuro , temos e vejo grande futuro na nossa profissão , porém , depende diretamente da preparação daqueles que ingressarem e assumirem de fato com orgulho a carreira. Nossas entidades estão altamente organizadas e estruturadas para esse futuro , porém , a base necessita de urgente reformulação para sermos de fato a categoria que está na história do crescimento dos bairros e das cidades . Forte abraços a todos !!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Show show minha grande amiga e professora, isso mesmo na verdade o corretor sempre está em constante mudança procurando dar o melhor de si não existe um padrão de cliente e nem de trabalho, todos os atendimentos tem sua particularidade e no final todos saem felizes.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s