Entrevista com Neta Nóbrega – corretora de imóveis na Paraíba

1 – Como você começou no mercado imobiliário? Há quanto tempo você é corretora de imóveis?

Comecei no mercado imobiliário quase que por acaso. Meu irmão Hermano William é engenheiro civil e construtor; com o boom do Programa Minha Casa Minha Vida, começaram muitas obras em nossa cidade, Santa Luzia. Meu irmão então me convidou para ser encarregada das despesas da construção. Nesse tempo, comecei a conversar com pessoas interessadas nas casas, e fui gostando de participar dos sonhos delas pela casa própria. Vi ali um novo caminho: o de vender sonhos. Sou corretora de imóveis desde junho de 2016.

2 – Algum dia você sonhou em ser corretora de imóveis ou foi por acaso?

Nunca pensei em ser corretora de imóveis. Minha graduação é em Pedagogia, trabalhei em vários setores: comércio, vendas de cosméticos, educação. Minhas irmãs são enfermeiras e, até o ano de 2019, tínhamos uma escola de nível técnico aqui em nossa cidade chamada Escola Técnica de Saúde Dra. Miriam Nóbrega. Eu fazia parte do corpo docente e atuava como coordenadora pedagógica. Como falei antes, ser corretora de imóveis aconteceu realmente por acaso.

3 – E como começou na área das avaliações? O que motivou você a entrar neste nicho?

Em nossa cidade, não é muito praticada a cultura de se trabalhar com corretores. As pessoas ainda comercializam seus imóveis diretamente entre proprietário e comprador. Hoje, com os Parques Eólicos e Energias Renováveis, muitas das propriedades rurais tiveram que desmembrar partes das suas áreas para colocação das torres. Para isso acontecer, precisaram de avaliações mercadológicas, para poderem realizar suas transações comerciais. E na falta de imóveis urbanos para negociar, essa área me abriu um novo caminho. Daí a minha motivação para entrar nesse nicho das avaliações.

4 – O que mais atrai você no mercado imobiliário? O que motiva a estar nesta profissão?

Hoje aqui, trabalho mais com vendas em loteamentos, como já falei acima: vender sonhos, poder realizar o sonho do cliente. Isso me atrai muito no mercado imobiliário. Mas as avaliações, principalmente nas áreas rurais, me dão uma satisfação muito grande. A elaboração de um laudo é uma criação única. Cada um tem suas particularidades, o que faz disso uma motivação para estar sempre buscando conhecimento e aprendendo na prática.

5 – Você é feliz sendo corretora de imóveis?

Sim, ser corretora me deixa feliz e realizada.

6 – Como é ser corretora de imóveis no Sertão da Paraíba? Me conte suas dificuldades e conquistas.

A missão é árdua, mas prazerosa. A Paraíba é conhecida como “Paraíba masculina, mulher macho sim senhor”, na música de Luiz Gonzaga, ou seja, mulheres de fibra, guerreiras, que correm atrás de seus objetivos. Uma das dificuldades, se assim posso dizer, que encontrei como corretora de imóveis, foi a questão de esta ser ainda uma profissão machista. De certa forma, existe um preconceito, os corretores ainda olham para nós, corretoras, com inferioridade. E quando se deparam com uma corretora que corre atrás, que vai para um loteamento nesse sol escaldante aqui do sertão paraibano, que consegue realizar mais vendas e consegue fazer seu nome, muitos tentam puxar seu tapete, interferir nas suas negociações. Mas creio que quando você trabalha com ética e profissionalismo, fazendo o que é certo e com compromisso, nada lhe derruba. Minha maior conquista nesta profissão é ver a satisfação do cliente quando finalizo uma venda ou uma avaliação.

7 – O que significa para você intermediar um imóvel e ver o cliente satisfeito com seu trabalho?

Intermediar um imóvel e ver o cliente satisfeito é para mim uma realização. É saber que todo meu esforço por me capacitar, buscar sempre conhecimento e estar sempre estudando, não é em vão. Conhecimento não é para ser guardado e sim compartilhado e, quando esse conhecimento é utilizado em prol da realização do sonho do cliente, você se sente com a sensação de dever cumprido e tudo isso me deixa realizada.

8 – Essa sua força, garra, vontade de vencer… vem de onde? Você se inspira em alguém? Sempre foi assim durante sua vida?

Eu cresci ouvindo minha mãe falar: “faça o bem sem ver a quem” e “faça direito para não se arrepender lá na frente”. Como boa paraibana, nordestina com muito orgulho, sempre corri atrás dos meus sonhos e objetivos. Se já tive medo? Muitas  vezes! Achava que não sabia, não conseguiria. Me lembro bem de que quando fui apresentar meu TCC na conclusão da minha graduação, estava nervosa e minha irmã me falou: “quem fez seu TCC foi você, se errar alguma coisa, quem está lhe assistindo não vai saber”. Então, minha inspiração vem de dentro de casa mesmo. Somos filhas de uma professora, que sempre nos incentivou a buscar conhecimento. Das cinco mulheres filhas, quatro se tornaram docentes dentro de suas profissões: enfermagem, pedagogia e psicologia e nossa mãe sem dúvida é a nossa maior inspiração.

9 – Deixe uma mensagem para quem está no mercado imobiliário.

Acredite sempre no seu potencial, mesmo que queiram lhe diminuir. Estude sempre, não pare de se capacitar. E trabalhe com ética e comprometimento principalmente com seu nome. Só você sabe até onde foi para chegar nesse momento de sua vida. Tenha FÉ!

Silmara Gottardi

3 comentários em “Entrevista com Neta Nóbrega – corretora de imóveis na Paraíba

  1. Parabéns pela brilhante entrevista. Você é uma guerreira, vai longe. Seja sempre a profissional que você é: corajosa, ética e honesta nas suas decisões. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns pela entrevista. Não poderia ser melhor, vindo de você, é claro! Que Deus te abençoe. Que continues sendo essa “guerreira invencível”. Sempre fostes invencível, e agora, não será diferente. Boa sorte e fica com Deus.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s