Sorte? Não, muito trabalho e dedicação!

Entrevista com José Aparecido Corrêa, corretor de imóveis em Guaíra-PR, um apaixonado pela profissão

Corretor de imóveis há 40 anos, José começou a trabalhar na área imobiliária em 1979. Foi uma experiência linda poder ouvir as histórias deste corretor de imóveis de tanto talento. O brilho no olhar diz tudo sobre sua felicidade por ter escolhido essa profissão.

José  nos conta que morava no interior do Paraná com sua família. No ano de 1957, houve uma grande geada, que acabou com as plantações de café, cultura que a família cultivava. Isso fez com que toda família se mudasse para a cidade. Nessa época, José já havia perdido o pai, mais um motivo para os irmãos ajudarem no sustento da casa.

Com apenas 12 anos, foi trabalhar com vendas. Trabalhou em vários setores de vendas, no decorrer do tempo, para ajudar na renda familiar, também vendia pirulitos no circo. A vida sempre foi sacrificada, mas José nunca desistiu, queria vencer, queria progredir. Seu talento para trabalhar com vendas foi aflorando no decorrer dos anos, desde cedo adquirindo experiência.

Foi então que teve a oportunidade de trabalhar com vendas de terras. Percebeu que, comprando e vendendo terrenos, poderia ganhar um bom dinheiro. Nas décadas de 70 e 80, muitas famílias migravam do Paraná para o Mato Grosso; José, como outros corretores, negociava essas terras. Com o tempo, essa questão de ir para o MT negociar as terras acabou, mas ele continuou com as vendas, inclusive abriu uma imobiliária, Corrêa Imóveis, que trabalha com venda e locação.

Sr. Corrêa, como é mais conhecido, foi delegado do CRECI-PR durante 13 anos.

Silmara: Os clientes são fiéis?

Sr. Corrêa: Os clientes são fiéis, desde que sejamos ‘selecionadores’. Tem que haver uma cumplicidade, uma confiança mútua para que essa fidelidade aconteça.

Silmara: E como ganhar essa confiança?

Sr. Corrêa: Nunca discutir com o cliente, deixá-lo falar, o corretor só ouve, não contraria. Conversar olho no olho, ter o contato com o cliente, ir até ele, dar atenção, não falar só por telefone, mas ‘tirar’ um tempinho para atendê-lo. Esse tempo dedicado ao cliente é fundamental para ganhar sua confiança, isso mostra que além do imóvel, você se preocupa com ele também.

Silmara: Como era feita a divulgação da imobiliária, já que não existia redes sociais? Como foi a evolução dessa divulgação?

Sr. Corrêa: No início, eu imprimia panfletos na gráfica e saía distribuindo, deixava em alguns lugares estratégicos. Com o tempo, comecei a divulgar nos jornais impressos e, com a chegada da tecnologia, em sites, redes sociais, outdoors.

Silmara: Teve alguma história que marcou sua vida profissional?

Sr. Corrêa: Tenho muitas histórias, difícil selecionar uma. Mas aconteceu algo que marcou muito minha vida. Um colega me ligou e disse que precisava de uma fazenda para um cliente em determinada região. Eu conversei com o cliente e entendi o que ele queria. Selecionei duas fazendas, mas mostrei a que eu achei que era mais o perfil dele. Mostrei toda a fazenda para o cliente, cada pedacinho, a sede e tudo o que havia de edificação e benefícios. Ao final, antes que eu perguntasse se ele havia gostado, o cliente subiu na mangueira do gado, bem no alto, ergueu os braços e disse em tom de muita emoção: “Esta fazenda é minha!!”. Até hoje essa história me emociona, porque o olhar de alegria e emoção do cliente não tem preço. Esse é o verdadeiro significado da profissão de corretor de imóveis, realizar sonhos e não simplesmente vender imóveis.

Silmara: O senhor trabalhou com vendas em diversos setores. Se fosse começar tudo de novo, escolheria a área imobiliária novamente?

Sr. Corrêa: Com certeza, eu escolheria a área imobiliária. Sou feliz na minha profissão, realizo o sonho das pessoas, fiz muitas amizades por causa do meu trabalho e sustento minha família com minha profissão.

Silmara Gottardi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s