OBSERVAÇÃO PERSPICAZ II – dicas para o avaliador imobiliário aplicar a observação perspicaz em seu trabalho

No post anterior, falamos que a observação perspicaz é uma das habilidades imprescindíveis para ser um bom avaliador imobiliário. A seguir, daremos algumas dicas de como exercitar essa habilidade e fazer a diferença no resultado da avaliação.

  1. Sempre que combinar – ou mesmo antes – uma avaliação imobiliária, procure tirar um documento junto à prefeitura da cidade onde se localiza o imóvel, que apresente informações gerais e específicas sobre o zoneamento do imóvel a ser avaliado. No Estado do Paraná geralmente esse documento tem o nome de guia amarela.
  2. Tenha informações diretas dos órgãos públicos – normalmente a Secretaria Municipal de Urbanismo do município onde se localiza o imóvel a ser avaliado – sobre o Plano Diretor e tráfego aéreo (se houver).
  3. Ao chegar ao bairro (região) onde fica localizado o imóvel a ser avaliado, procure perceber se existe algum padrão nos imóveis edificados, ou, verificando-se diferença de altura ou tamanho entre os imóveis, pergunte a si mesmo o possível motivo das diferenças. Persistindo a dúvida, as dicas anteriores o ajudarão a responder os questionamentos.
  4. Sempre que possível fale com os moradores vizinhos do imóvel a ser avaliado, pois geralmente aqueles moradores mais antigos da rua e/ou bairro relatam a história da região com uma riqueza de detalhes que pode contribuir e muito para a sua avaliação. Aconselha-se, claro, averiguar se as informações prestadas são verdadeiras, por isso, as dicas anteriores são primordiais.

Acredita-se que seguindo as dicas apresentadas muitos problemas serão evitados e suas avaliações imobiliárias serão feitas com maior profissionalismo e segurança. Bom trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s