O que você precisa saber agora sobre avaliação de imóveis

Você quer trabalhar com avaliação de imóveis, mas não sabe direito o que é isso, nem por onde começar? Bem, esse tipo de serviço é bastante procurado por pessoas inseguras em relação ao valor do seu imóvel, que têm dúvidas sobre quanto realmente vale a sua propriedade. Até porque, normalmente, as pessoas são leigas nesse assunto.

Por isso, nós avaliadores precisamos nos aperfeiçoar a cada dia mais para termos segurança na hora de avaliar um imóvel. Ninguém quer ficar no prejuízo! As pessoas gostam de ter um preço justo, para não correr o risco de perder dinheiro. E, por isso, recorrem aos profissionais especializados em calcular o preço correto de um patrimônio.

E aí, quer saber mais sobre esse assunto? Neste artigo, você vai descobrir o que é avaliação de imóveis e, de quebra, algumas dicas para uma avaliação eficiente.

Se você quer saber sobre esses e outros pontos importantes sobre o assunto, aconselho a ler o conteúdo até o fim. Assim, você ficará sabendo de uma vez por todas como isso pode funcionar para você!

O que é avaliação de imóveis?

A avaliação de imóveis, como o próprio nome diz, determina, compreende, aprecia, preza e conhece o valor de um imóvel. É uma ciência. É a definição do valor de alguma coisa. Avaliar um imóvel, seja de que natureza for, requer muito cuidado, porque o profissional tem que ser o mais preciso possível. Mas, para isso, é necessário buscar conhecimento, sair da zona de conforto e estudar bastante sobre o assunto.

Esse é o meu objetivo aqui: trazer para você as melhores informações sobre avaliação de imóveis.

Qual é a finalidade de uma avaliação de imóveis?

Este serviço é contratado para comercialização (compra e venda), indenização, renovatória de locação, desapropriação, entre outros, tendo como finalidade:

  • vistoria;
  • partilha de bens e inventário;
  • determinação de valor de mercado;
  • usucapião;
  • atualização do valor de mercado (venda e locação).

Existem ainda outras finalidades e aplicações na avaliação de imóveis, que você pode conferir aqui.

O perito pode fazer avaliação de imóveis urbanos e rurais, entre esses: apartamentos, prédios, fazendas, sítios, casas, salões, estabelecimentos comerciais, terrenos e outros. É vasto o campo de trabalho nessa área e é por isso que, quanto mais preparado você estiver, maior será a possibilidade de conquistar novos clientes. Fato é que os clientes estão cada vez mais exigentes atualmente e não é o valor cobrado pela avaliação que fará de você um bom profissional, mas o seu desempenho no trabalho. Então, a minha dica é: seja o melhor, dê o seu melhor; estude, leia, nunca pare no tempo.

Basicamente, avaliar um imóvel significa definir o valor de mercado.

Como fazer avaliação de imóveis?

É importante dizer que a avaliação de imóveis é um procedimento técnico, mas, além de técnica, o perito precisa ter conhecimento e estar atento para ser o mais leal possível no seu trabalho. Isso evita que haja divergências e prejuízos aos proprietários ou a qualquer uma das partes. Por isso, é importante:

  1. trabalhar com ética;
  2. analisar todos os pontos;
  3. anotar todos os detalhes;
  4. ter o maior número de informações possível sobre o imóvel para realizar uma avaliação precisa.

Quem pode avaliar um imóvel?

Todo corretor de imóveis pode avaliar um imóvel, assim como o engenheiro e o arquiteto.

Em um próximo artigo, trarei mais detalhes sobre este assunto, cursos e cadastro no CNAI – Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários.

Você quer atuar como perito?

A primeira decisão é correr atrás do conhecimento. Você precisa estudar, buscar bons cursos, ler muito e começar a trabalhar. A prática é uma ótima professora. Não negue um serviço, mesmo se estiver em dificuldades ou não souber fazer. Procure ajuda, faça parcerias e não tenha medo de perguntar; só aprende quem é curioso e busca, constantemente, o conhecimento.

Quer saber mais?

Você só precisa fazer mais uma única coisa: acompanhar meu blog. Estarei sempre passando conteúdos de qualidade para que você aprenda cada dia mais da profissão.

Silmara Gottardi

16 comentários em “O que você precisa saber agora sobre avaliação de imóveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s