Estratégias para a divulgação do serviço de perito avaliador imobiliário

As dificuldades em formar uma rede de clientes precisam ser entendidas pelo avaliador imobiliário como algo inerente à profissão, entretanto, não pelo viés do conformismo, mas com a intenção de buscar, dentro de suas limitações e potencialidades, superá-las.

Como formar uma rede de clientes

O serviço de avaliador imobiliário atende a segmentos, como o das avaliações judiciais, por exemplo, que englobam temas, como: usucapião, inventários, divórcios, entre outros. Geralmente, tais avaliações são solicitadas por advogados e/ou juízes, mas também podem ser solicitadas por particulares, pessoas que desejam saber o valor de um  imóvel para decidir se o negociam ou não.

Embora se tenha conhecimento das diversas áreas de atuação dos corretores de imóveis – que igualmente são peritos avaliadores imobiliários –, é difícil, principalmente no início da carreira, conseguir formar uma rede de clientes, sobretudo, quando se trabalha de forma autônoma. Além das avaliações, existem outras tarefas, como locação, angariação e intermediações de compra/venda, com tantos clientes que aparecem, sejam realmente interessados e/ou especuladores.

Por isso, a seguir, serão apresentadas algumas dicas/estratégias de como divulgar seu serviço de avaliador imobiliário e formar uma rede de clientes independentemente de sua condição financeira de investimento.

1. As Redes Sociais

Se você é aquele avaliador imobiliário que não possui no momento muitos recursos para investir em um site e patrocínios em mídias pagas, a primeira dica é usar as redes sociais. É inquestionável o quanto a internet está presente em praticamente todas as esferas sociais e, por isso, por meio de um computador, celular, tablet e/ou notebook, você pode anunciar seu serviço sem o imperativo de custo.

No início da sua divulgação, utilize grupos de anúncios como Facebook, OLX e a rede LinkedIn, que são canais de alcance considerável, sem custo algum, além do uso da internet. Capriche na elaboração do perfil, seja sucinto no anúncio. Utilize o tempo de elaboração de sua postagem digital com propriedade e compartilhe com todos os seus contatos.

2. O Cartão de Visita

O avaliador imobiliário que dispõe de algum recurso para investimento em divulgação do seu serviço pode utilizar como estratégia o cartão de visita. Como o próprio nome diz, o cartão de visita é fundamental na medida em que você é um profissional que busca o mercado, logo, que vai ao encontro de seus potenciais clientes. Nesse aspecto, tenha em mente que nem todas as visitas e/ou abordagens presenciais darão a você tempo ou liberdade suficientes para expor todo seu serviço. Diante de uma situação na qual seu potencial cliente esteja, por exemplo, em trânsito e precise do seu serviço futuramente, o melhor a fazer é entregar-lhe seu cartão de visita.

No cartão, é importante constar seus dados de forma apresentável; que seja preferencialmente produzido com material de qualidade superior; e não se esqueça de escolher um design que passe a solidez do seu trabalho. Procure orientação de um designer gráfico ou profissional da área de marketing e capriche no material a ser impresso.

A ação de entregar o cartão pode – e deve – ser pensada. Existem aqueles que investem na produção de milhares de cartões e contratam pessoas para os ‘panfletarem’ em todas as direções. Com essa estratégia, corre-se um risco muito grande de se perder boa parte do dinheiro investido. A sugestão é que, sempre que possível, ocorra uma abordagem ao potencial cliente e haja uma comunicação sobre seu serviço antes da entrega do cartão, pois muitas pessoas ainda desconhecem o que faz um avaliador imobiliário, ainda que o nome seja sugestivo.

3. A Plataforma de Divulgação

Para os avaliadores imobiliários que possuem recursos para investimento financeiro na divulgação de seu serviço, recomenda-se primeiramente a contratação de uma empresa de mídia que fará todo o processo de implantação de uma plataforma de divulgação.

De maneira simples, existem empresas que, uma vez contratadas, auxiliam na elaboração da logomarca; criação do site; gerenciamento das redes sociais, com postagens de informativos relacionados ao serviço; busca por clientes em potencial; análise de alcance das publicações com os respectivos horários; entre outras tarefas.

Geralmente, depois da contratação de um serviço de divulgação profissionalizado, o próximo passo são os anúncios/patrocínios digitais e/ou físicos na grande mídia, seja via rádio, canais do youtube, revistas, informativos de bairros, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A grande questão que esse artigo deseja transmitir é que independentemente de sua divulgação dar-se por meio de anúncio gratuito em rede social ou da contratação de empresa especializada em marketing, o mais importante é que você, avaliador imobiliário, utilize de maneira planejada algum recurso de divulgação.

Não entenda a divulgação como gasto, mas como investimento!

Filipe Pêgo Camargos

Perito Avaliador Imobiliário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s