
Diante da correria do dia a dia, tantas tarefas a serem realizadas, sempre surge um cliente pedindo orçamento para uma avaliação de imóvel e a nossa obrigação é coletar os dados necessários para a partir daí elaborar o orçamento. Certo dia, passei o orçamento e o cliente reclamou do valor, estava nítido que ele buscava preço e não qualidade, tentava me convencer de que era trabalho simples e rápido.
É aí que temos de mostrar ao cliente o que realmente é a avaliação imobiliária, toda a responsabilidade. Expliquei e mesmo assim ele continuava reclamando, inclusive dizendo que eu nem precisaria ir até o local, era só olhar pela internet, mapa virtual e passar o valor. Foi então que eu disse a ele que não faria o trabalho, pois brincar de avaliar não é meu perfil.
Nesse momento, ele percebeu que eu não estava de brincadeira e então fechamos o orçamento que eu passei. Contrato pronto, agendei a vistoria.
A vistoria foi reveladora. Percebi o porquê da insistência do cliente em me convencer de que eu não precisava conhecer o imóvel: ele tinha interesse em um valor mais alto possível.
Chegando ao local, fiquei surpresa, tratava-se de um velho barracão enorme. Mesmo assim, aparentemente parecia que seria ‘tranquilo’ fazer o meu trabalho. Porém, ao entrar no imóvel, a surpresa foi maior, estava tudo em ruínas, havia muita sujeira, indícios de estar abandonado há anos. O piso quebrado em muitas partes, paredes internas caindo, mezaninos inutilizados, estrutura do telhado em estado crítico e até perigoso, cheiro ruim, restos de tecidos e utensílios por todo canto.
Havia uma cozinha interna com uma churrasqueira se desmanchando, era triste de ver aquilo. Não era um barracão ‘normal’, mas um lugar totalmente destruído, praticamente sem valor comercial, era visível a deterioração do imóvel.
Por isso, eu insisto tanto em dizer que avaliação sem vistoria não existe, é muito arriscado o Perito simplesmente ‘brincar’ com o trabalho. A responsabilidade civil e criminal do Perito é imensa e pode lhe causar vários problemas, caso faça uma avaliação sem conhecimento do imóvel a ser avaliado. Portanto, não se pode ser acomodado, o profissional tem que fazer todo trabalho com o maior cuidado possível para não cair nas armadilhas.
Neste caso, se eu não fizesse a vistoria, poderia cometer uma distorção muito grande no valor final da avaliação e isso poderia causar danos a alguém.
E você, já se deparou com algum caso em que se surpreendeu com o imóvel durante a vistoria?
Silmara Gottardi
