
Quando a proposta de honorários para avaliar um imóvel é aprovada, há sempre uma alegria imensa. Então, imagine quando a proposta é para avaliar oito imóveis para o mesmo cliente! A alegria e o entusiasmo para o trabalho são ainda maiores!
Foi muito especial este trabalho! Eu estava fazendo um serviço interno no escritório e a pessoa entrou em contato, por telefone, pedindo um orçamento. Como de costume, solicitei as informações necessárias, pedi para enviar por e-mail e em seguida analisei tudo, inclusive percebi que era um pouco distante aqui da capital.
Por isso, é sempre importante saber a localização exata e a complexidade do trabalho, para poder elaborar uma proposta condizente com a realidade. E, nesse caso em específico, eram seis terrenos e duas casas. Portanto, eu teria que analisar tudo com muito mais cuidado.
No dia seguinte, a proposta foi aceita. Imediatamente agendei as vistorias e dois dias depois eu já estava ‘pegando a estrada’. Como o lugar ficava longe e eu sabia da demora que seria para vistoriar os oito imóveis, saí antes do sol nascer. Ao longo da rodovia, eu ia escutando uma boa música e apreciando, mesmo que superficialmente, o dia clarear.
Cheguei primeiro ao local dos seis terrenos. Era uma cidade bem pequena no interior do Estado. Como eram só terrenos, fotografei e anotei as características de forma bem tranquila. Depois percorri a região, coletando informações.
Em seguida, fui para a vistoria das duas casas. Sabendo que se tratava de uma ação judicial, eu não podia aparecer muito e, como havia pessoas nas casas, eu fotografei de dentro do carro e discretamente. Neste caso, não pude ter acesso à parte interna da residência, então, a cliente descreveu as características das casas para eu anotar no laudo.
Há situações em que o perito deve ter todo cuidado para não ter problemas.
Depois de tudo pronto, fiz uma pausa para o almoço. Fui a um restaurante já conhecido, mas dessa vez eu quis provar um sanduíche da casa; acabei optando por algo mais prático.
Aguardei por um tempo, fiquei atualizando algumas mensagens e, de repente, a atendente chegou com o meu sanduíche. O cheiro estava sensacional: a carne, o queijo, o pão, tudo era bom de sentir. E também era muito bem apresentável.
Eu que já estava com fome dei a primeira mordida. Foi então que algo surreal aconteceu: não se tratava de um sanduíche qualquer. Aquele sanduíche trouxe a lembrança da minha infância, um pouco da minha história. O queijo era o mesmo que eu comia quando era criança na casa da minha avó. O sabor, o cheiro, a crocância, aquele queijo derretendo e ao mesmo tempo crocante.
Por um instante, meu coração acelerou e em segundos visualizei um pouco do meu passado. Quantas vezes a minha avó fez “este” queijo para mim!
Realmente as avaliações de imóveis proporcionam muito mais do que trabalho e sustento para minha casa, elas proporcionam um mundo diferente, uma vida sem rotina, emoções, coisas inusitadas e a novidade a cada dia!
E você? Como é a sua vida na avaliação de imóveis?
Silmara Gottardi
