
Aprovar um orçamento nem sempre é tão simples. Em alguns casos é preciso explicar com detalhes ao cliente o procedimento de todo trabalho. Mesmo enviando a proposta com informações detalhadas, cabe ao corretor de imóveis esclarecer todas as dúvidas. E ainda assim, pode não acontecer a aprovação, mas isso faz parte do trabalho.
Em uma dessas conversas, percebi o quanto a cliente estava insegura e com dificuldade para entender como seria a avaliação do imóvel. Depois de uma longa conversa, consegui mostrar o passo a passo. E depois de consultar a família envolvida no interesse da avaliação, a cliente me retornou aprovando o orçamento.
A paciência é uma grande virtude e, na área da avaliação imobiliária, é fundamental! E não podemos apressar nada, porque o cliente precisa ter segurança na decisão.
No dia seguinte da aprovação, fui visitar o imóvel. O local ficava um pouco distante da capital, em torno de uma hora de viagem, na área rural. E o que tornou a viagem mais demorada foi a chuva intensa que caía o tempo todo, não tive um momento de alívio. Além disso, o trânsito estava pesado, com grande fluxo de veículos.
A saída do asfalto acabou sendo uma aventura: havia muitos buracos cheios de água na estrada de terra. As curvas eram fechadas e a chuva não dava trégua. Eu só ouvia os sons da chuva e do limpador de para-brisa, dirigindo no meio do nada, num lugar com áreas rurais, lavouras e pastos, mas na maior parte de mata fechada.
Fiz a vistoria padrão sem muita demora, houve tempo suficiente para fotografar e coletar as informações necessárias. Em seguida, segui para a parte das pesquisas, com muito cuidado, porque com a chuva acaba ficando um pouco mais tenso para dirigir e observar a região.
Voltando para o asfalto, me dirigi à cidadezinha mais próxima do imóvel avaliando. Sempre procuro conversar com os corretores locais sobre o mercado imobiliário. Depois de uma boa conversa, me despedi e voltei para casa. Naquele momento, caía somente uma garoa, então estava mais ‘tranquilo’.
Cheguei em casa exausta, mas feliz e realizada porque, apesar do cansaço e toda tensão, quando estou trabalhando na avaliação de imóveis, nada atrapalha ou tira meu sorriso do rosto. Nem tudo é fácil, mas tudo fica mais satisfatório quando trabalhamos com amor e dedicação.
Silmara Gottardi
