7 passos para se destacar na profissão de corretor de imóveis

Você, corretor de imóveis, considera-se destaque na sua profissão? Se respondeu que sim, permita-me fazer uma nova pergunta: caso eu deseje comprar um imóvel, por que eu deveria comprar esse imóvel de você e não de outro corretor? Então, quais são os seus diferenciais que merecem ser considerados para atrair os clientes?

Bom, as provocações já foram suficientes até aqui. Vamos ao que você está esperando, não é mesmo? Como corretor de imóveis, você é um elo ou uma ponte entre o proprietário de imóveis e o cliente. Por isso, tem a possibilidade tanto de realizar a satisfação dos primeiros quanto de proporcionar a realização dos sonhos do segundo.

A proposta aqui é mostrar a você como se destacar na profissão de corretor de imóveis, porque o mercado imobiliário é bastante competitivo. E para isso, você precisa apresentar credenciais que o diferencie dos demais profissionais. 

#1 – O primeiro passo é o conhecimento. Infelizmente, ou felizmente para você que quer se diferenciar, muita gente nesse mercado já considera que “sabe tudo” e que, por isso, não precisa se atualizar, muito menos aprender coisas novas.

#2 – Ser um profissional diferenciado significa oferecer um serviço excepcional, construir relacionamentos duradouros com os clientes e se manter atualizado sobre as tendências do setor.

#3 – Atender com excelência, principalmente, aqueles que não podem comprar um imóvel de você. Mas são essas pessoas que podem abrir as portas para você, ou dependendo de como são tratadas, ser uma pedra no seu caminho.

#4 – Saber se comunicar bem, com clareza. Saiba fazer perguntas que ajudem a desvendar expectativas, necessidades e desejos do cliente, para ajudá-lo a encontrar o melhor imóvel que atenda a essas expectativas, nas condições que o cliente tem.

#5 – Conhecer seu mercado, os imóveis e arredores. Não seja aquele profissional que só sabe falar das características do imóvel. Conheça os benefícios e os atrativos da localização para quem tem a expectativa de adquirir o imóvel. Faça o que a maioria não faz. Invista tempo para conhecer o imóvel, a região; os diferenciais do imóvel, da localização; e quais são os benefícios que isso pode proporcionar ao comprador. Nunca forneça informações erradas e muito menos deixe o cliente “no vácuo”, sem informações.

#6 – Atender os clientes como se fossem pessoas queridas da sua família. Cada cliente é único e tem necessidades diferentes. Foque em oferecer um atendimento personalizado, entendendo os desejos e os objetivos de cada cliente. Esteja disponível para responder perguntas, fornecer orientação e acompanhar todo o processo de compra ou venda. Demonstre cuidado e comprometimento em superar as expectativas do cliente.

#7 – Ser um prestador de serviços, sem ser intrusivo. Construa e mantenha relacionamentos sólidos com outros profissionais do setor imobiliário, como corretores, construtoras, advogados e agentes financeiros. Além disso, esteja presente em eventos e associações do setor para expandir sua rede de contatos. Indicações e parcerias estratégicas podem abrir portas para novas oportunidades de negócio.

E então, corretor, quais dessas dicas acima você já pratica e quais precisa ainda desenvolver? Conte para nós aqui nos comentários!

Sigmar Sabin – professor e palestrante

Deixe um comentário