
Um momento importante para o Perito avaliador é a aprovação do orçamento. Muitas vezes, mesmo explicando detalhadamente como é o trabalho, o cliente acaba não aprovando e isso é normal, pois há clientes que pedem vários orçamentos.
No caso deste trabalho, é uma cliente de outros serviços, então já existe uma confiança entre ambas as partes. E assim flui melhor a negociação.
Ela precisava de uma avaliação de um imóvel no litoral do Paraná, até questionou se eu poderia fazer sem realizar a vistoria, comentou isso para reduzir meu custo e otimizar tempo. Eu expliquei que a vistoria é fundamental para a avaliação, e além de conhecer o imóvel, era necessário conhecer a região e sua realidade, também havia a necessidade de ir até a prefeitura para coletar informações e documentação.
Agendei o horário com a pessoa que ia me receber no local e peguei a estrada. Saí bem cedinho da capital para aproveitar melhor o tempo e escapar um pouco do trânsito pesado. Era uma manhã fria, na descida da serra havia bastante cerração, era necessário redobrar o cuidado ao volante, porque é uma rodovia de fluxo intenso de carros e caminhões.
Mesmo com todo cuidado, eu pude apreciar ao longe as maravilhas da natureza. Aos poucos a cerração foi passando e foi ficando ainda mais linda a descida da serra, sempre com muitas árvores floridas, cores variadas, tudo misturado no verde da vegetação. Depois de quase duas horas cheguei próximo ao local do imóvel.
Quando a vistoria é distante eu sempre saio bem antes para não atrasar. Então, como eu estava com tempo, aproveitei para saborear um delicioso café, apreciando a região que era bem bonita.
Em seguida parti em direção ao imóvel. Fui recebida por uma senhora bastante simpática, falante, que abriu o portão, me deixou à vontade para eu tirar as fotos da parte externa e interna do imóvel. Conversamos um pouco, fiz as anotações necessárias, agradeci toda gentileza e me despedi.
Meu trabalho continuava fora dali. Percorri o bairro, anotei placas de imóveis à venda, observei a distância do mar. Depois fui até a prefeitura conversar e coletar documentos.
O trabalho de avaliação imobiliária não se resume em escrever sobre o valor do imóvel, é muito mais do que isso. É preciso conhecer a região e o imóvel avaliando, entender a realidade local, buscar informações.
Quando surge um imóvel para avaliar em outra região, temos a oportunidade de conhecer outros lugares, outras culturas e realidades; aprender coisas novas. E podemos aproveitar a viagem, tomar um bom café, almoçar com calma, apreciar o momento, observar a paisagem. Tudo pode se tornar mais prazeroso durante o trabalho, basta saber enxergar cada detalhe na avaliação de imóveis.
Silmara Gottardi
