
Era uma manhã tranquila! Eu estava fazendo trabalhos internos no meu escritório quando fui surpreendida com uma mensagem no celular. Era um advogado que já havia indicado meu serviço de avaliação imobiliária para alguns clientes.
Neste caso, o cliente era dele. A família estava em litígio, desacordos para dividir o imóvel entre os irmãos e o pai. Então o advogado precisava que eu fizesse uma proposta para avaliar esse imóvel e assim dar continuidade ao trabalho dele.
Proposta enviada e em algumas horas o cliente aprovou. Segui o ritual, agendando a vistoria, porém o advogado já havia explicado que, pelo fato de estar em litígio e um dos familiares morar no imóvel, eu não teria acesso à parte interna.
Quando o Perito não pode entrar no imóvel é necessário fazer a vistoria normalmente. A diferença é que nesse caso a vistoria será da parte externa e arredores. É obrigatório ir até o imóvel, entender a parte externa e conhecer a região.
O ideal é tirar fotos discretamente. Neste caso, tive que tomar todos os cuidados possíveis, inclusive nem saí do carro, só estacionei próximo ao imóvel e fiz algumas fotos da rua, fachada da casa, muro e sempre com muita discrição, até porque sempre tem a vizinhança curiosa e eu procuro não chamar a atenção.
Passei duas vezes na frente do imóvel, sempre com cautela, sem demonstrar que a casa estava sendo observada e fotografada. Depois fui andar pela região para conhecer melhor os arredores e coletar informações.
Ali é um bairro com declives e aclives acentuados. Nesses casos, o cuidado deve ser redobrado. Eu precisava cuidar o trânsito, as subidas e descidas e ainda procurar imóveis anunciados. Há momentos em que o Perito realmente precisa se virar e ter certa agilidade para fazer um trabalho bem feito. É um trabalho quase secreto na avaliação de imóveis.
Um serviço assim acaba sendo mais tenso e também gera nervosismo, porque é necessário fazer a vistoria, mas sem ser visto e sem o acesso interno. Como não vi a parte interna do imóvel, alertei o cliente de que ele seria o responsável pelo descritivo, pois conhecia o imóvel.
Depois de alguns dias, terminei o laudo e entreguei ao cliente.
O que o Perito não pode esquecer: a vistoria é obrigatória. Portanto, quando não tiver acesso à parte interna, faça da parte externa.
E você, já fez avaliação que não conseguiu entrar no imóvel?
Silmara Gottardi
