
Mais um trabalho para realizar e desde a proposta dos honorários eu tive muito cuidado ao analisar a documentação e a finalidade da avaliação do imóvel. Além de observar a complexidade que envolvia para avaliar um prédio.
O cliente aprovou a proposta e em seguida agendei a vistoria. Combinamos um horário bem cedo, pois o local ficava no Centro da cidade e quanto mais cedo, melhor para evitar o trânsito pesado e o movimento de pedestres no entorno do imóvel.
Cheguei e já fui conversando e observando o prédio. Quando é um imóvel muito grande é necessário fazer uma análise para organizar as fotos de maneira adequada para facilitar na hora de selecionar e inserir no laudo.
Além disso, é preciso ficar atento para anotar os detalhes de tudo. O ideal é não ter pressa, porque uma vistoria mal feita pode acarretar problemas, inclusive o esquecimento de fotografar algumas partes do imóvel, portanto, muito cuidado!
Como o edifício tinha 8 andares e eu precisava fotografar tudo, nem usei o elevador, fiz tudo subindo e depois descendo as escadas para me certificar de que estava tudo certo. Caminhei pelos andares, entrei nas salas, porque todo prédio era dividido em salas, algumas pequenas, outras médias e havia também algumas bem amplas.
Havia também jardim de inverno, parte de deck, sala de geradores, enfim, uma boa estrutura. Ao chegar no local, estava um pouco frio, mas logo fui tirando a jaqueta, porque subir e descer escadas e caminhar o tempo todo acabou me dando um calor!
Ao terminar todo trabalho na parte interna, fui para a parte externa e depois, caminhando pela rua, fiz fotos da fachada e da rua também.
Depois de duas horas concluí a vistoria. O trabalho com a avaliação imobiliária é satisfatório, mas não é simples. Para entregar um trabalho de qualidade ao cliente, é necessário “suar a camisa”.
Com a vistoria pronta, retornei ao escritório e como de costume já baixei as fotos no computador, fui organizando tudo e assim dei continuidade ao trabalho.
Mais um desafio aceito e entregue.
E você, sua muito a camisa na avaliação de imóveis?
Silmara Gottardi
