
No momento de uma vistoria, o Perito precisa estar atento para observar os detalhes do imóvel e da região e assim coletar o máximo de informações para produzir o laudo.
Conheça 6 passos fundamentais para realizar uma boa vistoria na avaliação de imóveis:
1. Agende a vistoria e chegue no horário marcado, para que não haja transtornos e tenha que fazer o trabalho às pressas, pois você precisa ter cuidado durante o tempo que estiver no imóvel.
2. Não se envolva nas questões familiares e no litígio, as partes estão muitas vezes com os nervos à flor da pele e o Perito não pode se envolver com isso, seu trabalho é fazer a vistoria e jamais dar opinião na ‘discussão’ dos clientes. Ouça e se cale.
3. Fotografe com cuidado, preste atenção nos espelhos, nas sombras e nunca tire fotos de pessoas, animais, fotos expostas em paredes ou em cima de armários, não tire foto que apareça placa de carro, caso isso seja impossível de evitar, desfoque esses detalhes das fotos antes de anexar ao laudo.
4. Certifique-se de que seu celular ou máquina fotográfica estejam carregados e com espaço. É falta de profissionalismo o Perito ter que voltar para fazer novamente as fotos.
5. Vá anotando tudo sobre o imóvel, para que depois você não esqueça as características de cada cômodo. Qualquer dúvida, pergunte à pessoa que está lhe recebendo no imóvel.
6. Ande pela região, colete informações, fotografe, registre de alguma forma, isso pode enriquecer seu laudo e torná-lo mais fundamentado e com menos chance de ser contestado.
E aí, você sabia de todos esses detalhes para fazer uma boa vistoria no imóvel? Entenda que se observar esses passos você terá mais segurança para produzir o seu laudo de avaliação.
Silmara Gottardi
