
Quando escolhemos a área da avaliação imobiliária seja judicial ou extrajudicial, aos poucos, vamos percebendo que há grandes desafios a serem superados.
Existe toda a parte maravilhosa do trabalho nas avaliações, o contato com os clientes, os lugares e as pessoas diferentes, as novas descobertas, a lucratividade, o trabalho contínuo. Mas também há muitos desafios e alguns, inclusive, desleais.
Existem desafios que nos fazem crescer profissionalmente, já que precisamos estudar mais e aprender mais. Quando somos contratados para uma avaliação de algo novo, um tipo de imóvel que nunca avaliamos, isso é desafiador e nos faz correr atrás de informações, nos obriga a estudar, pesquisar, e consequentemente essa busca pelo conhecimento nos torna melhores.
Há o desafio também de cumprirmos os prazos. Muitas vezes, estamos com grande volume de trabalho e surge outro e mais outro, e temos que ter o controle para podermos cumprir com os prazos.
Existe ainda, para nós peritos avaliadores o grande desafio de ser a cada dia melhores, ou seja, de não nos acomodarmos, mas de estarmos abertos a novos materiais de aprendizagem e com a “sede” de sempre aprender mais.
O problema é quando surgem os desafios negativos. Por exemplo, aquele colega que trabalha por trocados e “queima” o mercado de trabalho. Ou o perito que faz a avaliação sem comprometimento e acaba afetando toda a classe.
Também temos que superar um desafio muito presente, que é a questão recorrente de alguns profissionais de outras áreas que espalham para a sociedade que corretor de imóveis não pode fazer avaliação imobiliária, o que é sabidamente contra a Lei. Ou seja, nós corretores de imóveis somos amparados pela Lei, é inquestionável isso, mas a todo momento temos que provar.
Diante de tudo isso o que fica evidente é que muitos corretores de imóveis são heróis, pois superam desafios diários, não se deixam abater e arranjam forças para continuar e fazer o melhor trabalho possível para atender de forma profissional e ética às demandas.
Portanto, você corretor que escolheu trabalhar na área da avaliação imobiliária não desanime! Pelo contrário, seja firme para que juntos possamos entregar o nosso melhor ao cliente e à sociedade. O mercado das avaliações imobiliárias agradece!
Silmara Gottardi

Bom Dia! Silmara. O seu texto é repleto de insights profundos e reflexões perspicazes. Parabéns!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bom dia, professor Benito Bueno! Muito obrigada! Abraço!
CurtirCurtir