Uma realidade do mercado imobiliário – com Sandra Lima

Antes de afirmar que o corretor de imóveis ganha no mínimo isso ou aquilo, temos que conhecer a realidade do nosso país.  Em cada lugar, há muitas diferenças, como nos valores dos imóveis, por exemplo. Por isso, precisamos entender as peculiaridades de cada região e respeitar aquele nosso colega que, muitas vezes, trabalha o triplo que nós para receber muito menos pelos honorários; sem contar as formas que utiliza para se deslocar entre um imóvel e outro no dia a dia do seu trabalho.

Hoje eu gostaria de dividir com você uma história muito bonita e diferente de uma corretora de imóveis que mora e trabalha no município de Macapá, no estado do Amapá. Eu tive o privilégio de conhecer a Sandra Lima através do Instagram. Ela que tem formação em Arquitetura e Urbanismo, exerce a profissão de corretora de imóveis há dois anos, atuando na capital e nos municípios vizinhos.

A ideia deste relato surgiu porque, certo dia, eu estava lendo um post da imobiliária onde Sandra trabalha, e vi uma publicação dizendo que havia um terreno para vender no valor de sete mil reais.  Aquilo me chamou a atenção: “Como assim um terreno por sete mil reais?”. Fiquei intrigada, tomei coragem e entrei em contato com a Sandra para tentar entender. Conversamos e ela me explicou que esse terreno ficava na Ilha de Santana, e que lá o valor dos imóveis são bem baixos mesmo, mas que essa é a realidade local. A ilha de Santana pertence ao munícipio de Santana, e fica a 15 km de Macapá.

Mas, deixemos que Sandra nos conte a sua história! No final, assista ao vídeo!

Eu trabalho com as vendas e locações e quando tenho o imóvel na cidade é uma realidade, mas tenho clientes que deixam imóveis para venda que se localizam na área rural ou em outros municípios. Eu tenho que me deslocar e não é perto, chega até a 95 Km de distância, mas nem por isso deixo de atender a pessoa.

Não atendemos só alto padrão ou região central. Nossos clientes são variados. E é muito confortável quando atendemos na cidade, mas tem essa parte longe da capital e nas ilhas e nós atendemos da mesma forma, vamos ao local quantas vezes for preciso para mostrar o imóvel.

O meu trabalho é desde fazer os anúncios, atender, conversar, mostrar os imóveis e até mesmo subir na escada para colocar as placas e banners.

Eu tenho a experiência de atender clientes na ilha de Santana. Aqui na região, temos arquipélago. São comunidades pequenas e, para mostrar o imóvel ao cliente, vou até a cidade de Santana, que fica no continente. É a cidade portuária, e de lá pegamos um barquinho, conhecido na região por ‘popopô’, para chegar até as ilhas. Um terreno nessa ilha custa em torno de sete mil reais.

Mostrar um terreno na ilha se torna até uma certa aventura e vamos conhecendo outras comunidades, outras realidades e necessidades aqui do Amapá. A travessia preocupa um pouco, principalmente os pais, que mandam seus filhos para a escola, porque nas ilhas não têm escolas.

A profissão de corretor de imóveis é cheia de aventuras. E eu gosto muito dessa área. Procuro sempre me atualizar para atender os meus clientes da melhor forma. Não importa se estou intermediando uma venda de quinhentos mil reais ou de sete mil reais, a atenção é a mesma em ambos os casos.

E tenho certeza de que muitos não fazem ideia da nossa realidade aqui. Temos que trabalhar muito para receber honorários de uma venda de imóvel que custa menos de 10 mil reais. E isso não me desanima, mas me motiva, porque eu quero entregar um bom trabalho ao meu cliente.

Sandra Regina Martins Lima

Corretora de imóveis e Perita avaliadora

Macapá/AP

Graduada em Arquitetura e Urbanismo

7 comentários em “Uma realidade do mercado imobiliário – com Sandra Lima

  1. Realmente, cada regiāo uma realidade diferente. Sou corretora de imóveis em Dourados MS, atendo clientes no pantal,regiao de fronteira (Brasil x Paraguai.). Cada lugar um cliente e um negócio diferente, assim tocamos a vida…com alegria👏👏🐞

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Silmara!
    As diferentes realidades e o amor pelo trabalho. Respeito pelo cliente .
    Nossa profissão é de muito estudo, entrega .
    A alegria de não se deixar vencer pelos obstáculos.
    Siga em frente Sandra.Muito sucesso.
    Obrigada pelo exemplo e nós inspirar a fazer nosso trabalho!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi! Silmara. Fiquei muito feliz em conhecer mais um lado da corretagem da Sandra. Que beleza em perceber no seu texto a percepção do seu sorriso e a sua vibração, mas tudo isso não é sem merecimento. Fantástico. Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário