A importância da parceria na avaliação de imóveis

No mundo das avaliações de imóveis, temos que pensar em parcerias e não em concorrência! O perito avaliador que vê seu colega de profissão como concorrente é porque tem um pensamento limitado. Independentemente se você foi nomeado para uma avaliação judicial ou particular, não deixe de ‘pegar’ o trabalho por não ter experiência ou por ser uma avaliação que exige conhecimento técnico de outra área.

Aceite o serviço, faça parceria com corretor, engenheiro, arquiteto, contador ou qualquer profissional que tenha capacidade técnica. É muito importante o trabalho! Alguém lhe procurou para oferecer um trabalho e você vai dizer: não, não sei fazer!? Ou você aceitará e fará uma parceria com algum profissional, e juntos poderão enriquecer o laudo e ter um grau de precisão muito maior?

Não pense: “Ah! Terei que dividir”. Pense: “Que bom! Terei serviço, vou dividir com meu colega e juntos receberemos pelo trabalho e ainda vou aprender um pouco mais”. Esse é o segredo da nossa profissão, é entender que todo colega é um parceiro e não um concorrente. Não podemos ter medo ou insegurança de dividirmos um trabalho.

Claro que devemos ter alguns cuidados, como conhecer bem o profissional, saber com quem fazer parceria, conversar antes para definir como será a divisão dos trabalhos e do valor. Tudo tem que ser esclarecido para que haja harmonia durante e depois da parceria.

Faça uma proposta justa! Pense que seu colega é um profissional como você e merece ser respeitado.

Coloque-se no lugar dele no momento de falar sobre as divisões. Ele estudou e se dedicou para adquirir conhecimento, portanto, merece todo respeito como profissional; você não está fazendo favor levando trabalho, você está dividindo o trabalho, ambos trabalharão juntos.

Se você não vê um colega de profissão como parceiro, poderá ficar isolado, poderá ‘ganhar’ mais hoje, porém ninguém sobrevive por muito tempo trabalhando sozinho. Na nossa profissão, a parceria é fundamental.

E você? O que pensa sobre este assunto? Deixe seu comentário.

Silmara Gottardi

4 comentários em “A importância da parceria na avaliação de imóveis

Deixe um comentário